A jovem Ana Carla Rocha Dourado Marques sempre acreditou que seria uma empreendedora de sucesso. Formada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão de Recursos Humanos, Ana Carla trabalhava na área de alimentação no restaurante dos pais. Desde essa época, já participava dos cursos e oficinas do Sebrae na Bahia. A decisão de ter o seu próprio negócio só foi tomada depois da participação no Empretec em 2010, quando ela resolveu montar um restaurante diferenciado em Irecê, a 490 km de Salvador.
“Meu ponto de partida foi o Empretec. Só depois do seminário, coloquei no papel e comecei a fazer o planejamento para ver a viabilidade do negócio. Costumo dizer que o Empretec deveria ser uma matéria na faculdade de Administração e tenho certeza de que os seis dias de curso me valeram mais do que o último ano da minha graduação”, destaca Ana Carla.
Foi um ano de planejamento até a inauguração do restaurante Ki Massas-Macarrão. A proposta era inovadora e apresentava serviços inéditos na cidade, como a preparação de massas à vista do cliente, fornecimento com exclusividade de comida japonesa e bufê com opções diversas e cardápio temático. O restaurante rapidamente virou referência e registrou um crescimento de 300% em relação ao ano passado. “O Ki Massas expandiu desde a sua implantação e devo esse resultado à parceria com o Sebrae. Sei que a instituição foi fundamental no planejamento, na abertura e na manutenção do meu negócio”, pontua a empresária.
Além do Empretec, Ana Carla participou do Sebrae Mais, de cursos de atendimento, de vendas, de inovação e de gestão financeira, o que a auxiliou na condução do negócio. “O Sebrae me ajudou inclusive a lidar com o meu capital. Planejei durante esse período e quando abri o restaurante não estava devendo à ninguém. Não precisei de empréstimo nenhum devido ao aprendizado que obtive durante os cursos que fiz”.
O local escolhido para montar a empresa já está pequeno para a demanda e Ana Carla pensa em expandir ainda mais o negócio ainda este ano. “O próximo passo é reformar o restaurante e inovar nos serviços oferecidos aos meus clientes”, enfatiza. Segundo a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, a participação em cursos como o Empretec faz com que o empreendedor se diferencie e procure cada vez mais se reciclar e inovar em seus serviços. “A capacitação é fundamental para o sucesso do negócio. As capacitações sempre contribuem de forma positiva na gestão do empreendimento”, relata a gestora.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |