Belo Horizonte - A rodada de negócios realizada nessa quarta-feira (21), último dia do Fomenta Nacional 2012 – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas, teve um balanço positivo. Ao todo, participaram do encontro em Belo Horizonte (MG) 16 empresas âncoras e cem ofertantes, com expectativas de negócios futuros da ordem de R$ 29 milhões.
Presente pela primeira vez no evento, a Marinha brasileira buscava fornecedores para quase todas as áreas: uniformes, calçados, alimentos, materiais de saúde e higiene, artigos de escritório, combustíveis, viaturas e gêneros alimentícios. “Nosso objetivo era mostrar o nosso sistema de compras e assegurar que somos, acima de tudo, parceiros”, assinalou o contra-almirante Vieira, diretor de Abastecimento.
O setor comandado pelo contra-almirante é responsável por 30% das compras da Marinha, aproximadamente R$ 400 milhões anuais. O oficial revelou que, durante o Fomenta, a Marinha reuniu-se com 16 empresas ofertantes de vários segmentos e que “existem possibilidades de futuros negócios”.
Preparar o terreno para parcerias comerciais foi o que fez o representante comercial Josimário Oliveira, da pequena empresa Faleiro Administração de Materiais, de Belo Horizonte. Especializada na terceirização de almoxarifados de grandes empreendimentos, a Faleiro é parceira da Valourec & Mannesmann há dez anos. “Não conhecia esse tipo de abordagem facilitada pelo Sebrae e gostei muito. Sei que em breve vamos conquistar mais clientes”, enfatizou.
Confiança também não faltou ao empresário Diogo Godinho, proprietário da Minas Placa, especializada em sinalização patrimonial e industrial. Parceiro de gigantes como Vale, Bobs, Philips, Aethra, Arcelor Mittal e Mendes Júnior, Godinho foi mais um empresário que saiu esperançoso do Fomenta 2012. Do outro lado do balcão, os consultores cariocas Heron Silva e Edson Soares, da Petrobras, uma das âncoras mais disputadas, aprovaram a rodada. “Estamos em busca de fornecedores, principalmente dos segmentos de construção e manutenção. Descobrimos nesse evento empreendimentos capazes de suprir nossa demanda”, disse Heron.
Capacidade independe de tamanho, comprova a empresária Bárbara Rajão, que tem apenas um funcionário na sua Biometas e Mercado Verde, que vende produtos ecológicos para construção civil e bens de consumo. Estreante no Fomenta, ela negociou com sete âncoras e de pelo menos duas obteve respostas positivas. Satisfeita com as conversas, Bárbara definiu o evento como “muito importante, e realmente atinge a meta de fomentar os pequenos negócios”.
Balanço
A rodada de negócios do Fomenta 2012 apresentou um movimento intenso desde o momento em que foi aberta, às 8h, até após o encerramento, às 17h. Dos 100 fornecedores presentes, metade tinha realizado o pré-agendamento pela internet e a outra metade se inscreveu na hora. Além de Belo Horizonte, foram registrados ofertantes de várias cidades mineiras e dos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |