Salvador - O empresário Antônio Nolasso busca sempre o crescimento no mercado. Ele, que já atua no ramo de cosméticos há 14 anos, desde 2008 comanda sua própria empresa de representação comercial e distribuição em Itabuna, sul da Bahia. “Tenho clientes em 22 estados do Brasil e quero ampliar ainda mais o meu negócio”, contou. Para isso, Antônio decidiu participar de uma Rodada de Negócios do setor de cosméticos nessa segunda-feira (22). A ação é promovida pelo Sebrae na Bahia e acontece durante a quinta edição da Feira Cosmética Bahia, no Centro de Convenções, na capital.
No total, a instituição promoveu duas rodadas, uma nacional e outra internacional. “Estou participando das rodadas e expondo na feira com o intuito de prospectar novos parceiros e distribuidores do meu produto, que é a henna para sobrancelhas. Nosso estande está bem movimentado e já fizemos importantes contatos para futuros negócios”, disse. Participam da ação donos de micro e pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEI), que puderam negociar a compra de produtos com os expositores das feiras. Na rodada internacional, participaram também das negociações seis ofertantes de produtos de beleza da Itália.
A coordenadora de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae, Suely de Paula, explica que as ações da instituição visam a capacitar os empresários do setor de beleza, que está em expansão, e promover um incremento da competitividade dos pequenos negócios. De acordo com Suely, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 18,9% em 2011 na comparação com 2010, com faturamento de R$ 43 bilhões. “O Brasil se manteve como o terceiro maior mercado do setor, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão e à frente da China. A participação global do Brasil no segmento é de 10,1%”.
Segundo Dadi Damasceno, presidente da Associação de Estética da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores e Consultores do Ramo de Beleza do Estado, que realiza a Feira Cosmética Bahia, entre os objetivos do evento estão a qualificação empresarial, apresentação das principais tendências e novidades do setor e promoção de um maior contato entre os consumidores e vendedores de produtos. “Aqui, você pode encontrar os produtos que necessita e ainda se qualificar profissionalmente”, disse.
A microempreendedora individual Fabíola Moreira aproveitou sua folga no trabalho para se qualificar. Ela, que atua no ramo de beleza como esteticista, participou nessa segunda-feira do seminário Oportunidades para o Setor de Beleza, que integra a programação da Feira Cosmética Bahia. “Eu me formalizei com o intuito de abrir meu próprio negócio no setor de estética e procuro fazer cursos para melhorar ainda mais o meu trabalho”, contou.
De olho no acesso a crédito para ampliar o centro de estética em que é sócia, Fabíola aproveitou o seminário e tirou dúvidas sobre linhas de financiamento com a técnica do Sebrae, Adriana Pereira, e a Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB), Heli Alcantara. “Antes de solicitar o crédito é importante que o empreendedor tenha um objetivo mais claro, planeje-se e faça um orçamento de quanto vai precisar”, afirmou Heli, destacando que o foco do BNB é o pequeno negócio.
Confiança
De acordo com Adriana Pereira, conceder o crédito é uma relação de confiança entre o banco e o empreendedor. “Para gerar essa confiança na relação, é importante ser empreendedor, acreditar no serviço oferecido e propor ao banco um plano de ação organizado”, explicou.
Caravanas de cidades como Teixeira de Freitas e Jacobina participaram das ações promovidas pelo Sebrae durante a Feira Cosmética Bahia. Além das rodadas e seminário, a instituição atendeu empreendedores e ofereceu orientação empresarial em um estande no evento.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |