Uma ideia aparece e surge a vontade de transformar aquilo em um negócio próprio. A partir daí, como empreender? Embora existam opções de cursos e faculdades no país, ainda não havia uma opção gratuita especialmente voltada ao empreendedorismo.
Para suprir essa demanda, o Sebrae-SP criou a primeira escola de empreendedorismo do Brasil que não é paga. As inscrições para o processo seletivo já irão começar na primeira semana de outubro. O projeto é uma parceria da entidade com o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelas escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs).
Chamada de Escola de Negócios Sebrae-SP, a iniciativa inédita irá formar e capacitar futuros e atuais empreendedores por meio do ensino técnico e tecnológico, nas áreas de Administração, Gestão, Logística e Marketing. O projeto prevê, além da escola sede na capital, a implementação de uma rede profissionalizante em todo o Estado e um sistema de ensino a distância em meados de 2014.
Localizada nos Campos Elíseos, região central de São Paulo, a Escola de Negócios vai integrar práticas de trabalho, educação e pesquisa, o que permitirá ao aluno vivenciar situações reais que ele poderá enfrentar no mercado de trabalho e no comando da própria empresa.
De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, o projeto vem suprir a demanda do empresariado brasileiro por um ensino formal que integre teoria e prática e contribua para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.
A Escola de Negócios também abrigará o Sebrae-LAB, espaço destinado a apoiar a aprendizagem do aluno e incentivar o surgimento de novos negócios criativos e inovadores.
O espaço foi desenhado com um Núcleo de Atendimento que reunirá uma equipe de especialistas do Sebrae-SP, que, além de apoiar os alunos, oferecerá consultoria e orientação aos empresários de pequenos negócios.
A Escola abrigará também a Biblioteca Especializada com um acervo físico e digital de 50 mil títulos. Já o Espaço Criativo foi configurado para estimular a busca de soluções individual ou coletivamente e o debate sobre novos negócios. O Hotel de Ideias funcionará como incubadora de projetos para abrigar e apoiar empresas em sua fase de concepção e formatação.
Para ingressar na Etec, o pré-requisito é a conclusão do Ensino Fundamental ou do primeiro ano do Ensino Médio, dependendo do curso escolhido. Para entrar na Fatec, é preciso ter terminado o Ensino Médio. O processo seletivo será o mesmo dos outros cursos do Centro Paula Souza. As inscrições para vestibular da Fatec deverão ser feitas de 8 de outubro a 7 de novembro (mais informações no site www.vestibularfatec.com.br). O vestibulinho para a Etec terá inscrições de 1º a 24 de outubro. A duração dos cursos varia entre 18 (técnico) e 36 meses (técnico integrado ao médio integrado e tecnológico).
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |