Porto Alegre - Com pouco mais de 260 mil habitantes, Santa Maria possui uma universidade federal (UFSM), uma particular (Ulbra) e pelo menos outras cinco faculdades privadas. Esse caráter universitário do município torna o setor de eventos um dos que mais cresce na região, com aumento significativo da demanda na época de formaturas. Diante disso, o Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com a prefeitura do município, está capacitando 23 empresas em boas práticas de fabricação e segurança alimentar.
O objetivo do curso é fornecer às empresas participantes capacitação básica em condições de higiene e manipulação de alimentos, visando à obtenção de produtos seguros à saúde, com custos mais baixos e processos padronizados.
"Embora nem todas as empresas de eventos fabriquem os alimentos, é imprescindível que tenham cuidado com a manipulação e as condições de higiene durante a montagem dos eventos", explica o gestor do projeto Desenvolver o Setorial de Serviços da Região Centro do Sebrae no estado, Carlos Henrique Karsten Júnior.
A capacitação faz parte das soluções do Sebraetec - consultoria que se propõe a aproximar a tecnologia do dia a dia das micro e pequenas empresas (MPE), por meio do atendimento de especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que promovem a melhoria dos processos e produtos, ajudando os negócios a serem mais competitivos. "O Sebraetec funciona como um instrumento de aproximação entre os institutos tecnológicos e as MPE", explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |