Chapada dos Guimarães - Até setembro deste ano deverá estar concluído o processo participativo de construção do termo de referência que vai orientar a atuação do Sistema Sebrae com foco na sustentabilidade dos pequenos negócios no Brasil. Todos os dirigentes e colaboradores do Sebrae nos 26 estados e no Distrito Federal terão oportunidade de participar desse processo via internet. O anúncio foi feito pelo diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, em sua palestra sobre “A Sustentabilidade como Diferencial Competitivo para as MPE”, durante o lançamento do Centro Sebrae de Sustentabilidade, nesta quinta-feira (14), no município de Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá (MT). O espaço é uma iniciativa do Sebrae.
Parte importante da agenda do século 21, o desenvolvimento sustentável, lembrou Carlos Alberto, se dá na interseção entre equidade social, eficiência econômica e conservação ambiental. “A própria missão do Sebrae define: promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das MPE e fomentar o empreendedorismo.”
As micro e pequenas empresas, destaca Carlos Alberto, precisam se adequar aos padrões atuais de competitividade que preveem a sustentabilidade entre seus requisitos. “Competitivo sem observar a legislação ambiental é não ser sustentável”, exemplificou.
A exigência de sustentabilidade avança de maneira irreversível. “É um modo de ser e atuar, não é moda”, assinalou Carlos Alberto. “Hoje, alguns bancos já incluem na análise de risco, os impactos ambientais dos empreendimentos que buscam contratar financiamento.”
A participação das MPE na economia e na geração de empregos já se equipara a países da União Europeia. O desafio é dobrar a presença dos pequenos negócios no PIB – Produto Interno Bruto nacional, enfatizou. Segundo ele, até 2020, o Brasil vai passar por uma mudança estrutural e migrar para padrões internacionais de gestão e inovação.
O Sistema Sebrae, cuja experiência nessa área remonta a década de 80, vai intensificar a reflexão e propostas de ação junto às MPE para chegar na Rio +20, no próximo ano, com um posicionamento objetivo sobre o tema. “Vamos fazer mais e melhor com menos”, diz ao se referir à necessidade de menor utilização de insumos como energia, água e matéria-prima pelas empresas de pequeno porte.
Carlos Alberto chamou a atenção dos cerca de cem participantes do evento para a necessidade de todos os projetos e programas da instituição colocar foco em sustentabilidade. “É preciso avaliar o impacto ambiental, que em algumas situações é imperativo legal; em outras, se antecipa e ganha diferencial competitivo; e melhorar o processo produtivo com o menor consumo de insumos que impactam o meio ambiente.” Para isso, entendimento e comprometimento são essenciais, afirmou.
Fonte:Tecris de Souza
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |