São Paulo – Um evento na capital paulista reuniu dez dirigentes sustentáveis do país. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, integrou a lista elaborada pelo projeto Plataforma Liderança Sustentável, iniciativa que engloba as maiores lideranças nacionais sobre o tema.
Barretto foi representado no evento, realizado nessa terça-feira (14), em São Paulo, pela gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) que a instituição mantém em Mato Grosso. Suênia Sousa falou sobre o desafio que a sustentabilidade representa para o Sebrae. Ela lembrou que a instituição estimula a adoção de práticas sustentáveis em cerca de seis milhões de micro e pequenas empresas (MPE). A gerente citou a sondagem realizada pela instituição sobre o tema, que apontou que 60% das MPE desconhecem o conceito.
“Tivemos de empreender uma estratégia para enfrentar esse desafio”, disse. Segundo ela, o primeiro passo da abordagem é demonstrar aos empresários que sustentabilidade significa redução de custos - menos consumo de energia, água, papel e na geração de resíduos. Porém, segundo a gerente, o comprometimento de fato com o conceito só será possível quando ultrapassar o patamar inicial e se tornar parte da estratégia de gestão. “Sustentabilidade tem a ver com a palavra cuidado. A gente cuida das empresas e dos cidadãos. Sustentabilidade tem a ver com as MPE e o Sebrae é a instituição que cuida delas”, concluiu Suênia.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |