São Paulo - Milhares de empresários da região de Marília e região tiveram a oportunidade de aproveitar as consultorias gratuitas ministradas pelo Sebrae em São Paulo em 2012. Neste ano, foram dez mil atendimentos, sendo oito mil individuais e 300 atividades coletivas, por meio de palestras, programas, consultorias, cursos, oficinas, workshops e missões para feiras e eventos.
As ações estimulam a boa gestão empresarial. Em Marília e região, a cultura empreendedora foi disseminada em todos os ramos de atividades. Na área de agronegócio, o projeto AgroSebrae levou orientação e capacitação para 15 apicultores, 22 cafeicultores, 71 produtores de leite, 15 ovinocultores e 42 olericultores. Os Postos de Atendimento ao Empreendedor (PAE), localizados nos municípios de Paraguaçu Paulista, Pompéia e Tupã, prestaram consultoria a cerca de 1,4 mil empreendedores. Já o número de palestras, cursos e oficinas atingiu o total de 296 atividades.
Das iniciativas do Escritório Regional do Sebrae em Marília, são destaques também os projetos de capacitação viabilizados em 18 indústrias de toda a região, e os trabalhos de orientação e reciclagem de gestão empresarial com 23 empreendimentos do setor de serviços. Já o setor do comércio foi trabalhado com Palestras Coletivas como o Circuito Sebrae, com a participação de mais de 600 empresários dos municípios de Marília, Tupã, Garça e Paraguaçu Paulista.
O Projeto Inova Loja Álbum foi realizado nos municípios de Bastos e Pompéia com 40 empresas participantes. O objetivo desse programa consistiu em orientar como organizar a loja e melhorar a disposição dos produtos, colaborando assim para o aumento das vendas. Foi firmando, ainda, um convênio com a prefeitura de Marília e o Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem) para o acompanhamento das empresas incubadas.
Estão previstas para o próximo ano a realização de 200 palestras e mais de 1,4 mil consultorias individuais e coletivas. Os tradicionais encontros Café & Gestão, que envolveram os empresários em 2012 em um bate papo informal sobre gestão, continuará movimentando o segmento em 2013, além dos trabalhos desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação, com a previsão de atender 15 empresas.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |