O barbeiro Euclides Silva está montando uma barbearia, mas não sabia como legalizar sua situação. No começo do mês, ao ouvir um carro de som que percorria as ruas do bairro Novo Colorado, na capital, anunciando um evento do Sebrae para o dia 10, ele aproveitou a oportunidade. Após assistir à palestra Benefícios de ser um microempreendedor individual, o futuro empresário concluiu que seu problema era falta de informação.
“Achava que seria difícil me cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), mas constatei que é bem simples. Vou procurar o Sebrae e me cadastrar”, observou Euclides. Para ele, o projeto A Feira vem até você – ação sustentável, desenvolvido para as comunidades dos bairros Novo Colorado e Ribeirão do Lipa, onde será realizada a Feira do Empreendedor Mato Grosso, de 12 a 14 de setembro, é uma iniciativa importante.
Agnaldo Holanda Mendes, o Ceará, também do Novo Colorado, formalizou sua empresa há apenas dois meses e ainda encontra dificuldades em preparar orçamentos e administrar o fluxo de caixa e material. O empresário procurou atendimento com a equipe do Sebrae no local e participou das três palestras ministradas durante o evento. "Foi o meu primeiro dos meus vários contatos com o Sebrae”, assinalou.
Carlos Gabriel, que se deslocou do Despraiado ao Novo Colorado para participar das palestras, quer montar uma microempresa. “Como estou abrindo um restaurante, um empregado é insuficiente. Portanto, não posso me cadastrar como MEI, que permite apenas um funcionário. Procurei o Sebrae porque quero fazer um investimento certo”, disse o empreendedor, que está trabalhando na reforma do imóvel onde funcionará seu empreendimento.
Aposentada, Nina Nogueira, que produz cortinas, colchas e almofadas sob encomenda, além de participar das palestras, procurou saber como se formalizar como MEI. “Quero produzir kits para quarto de bebê e, para isso, preciso comprar mais máquinas. Já me informaram que, formalizada e com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, fica mais fácil conseguir linhas de crédito a juros mais baixos”.
Na avaliação de Ugolina de Souza, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Novo Colorado, que apoiou o evento, a ação promovida pelo Sebrae em Mato Grosso foi fundamental “para fortalecer nossos empresários. É positiva para o bairro, pois nos dá a oportunidade de crescer”.
Para a gestora da Feira do Empreendedor, Marta Torezan, do Sebrae em Mato Grosso, a ação desenvolvida no sábado abriu um canal de diálogo com a comunidade de ambos os bairros. A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae, com patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e parceiros.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |