Os jovens têm hoje mais chances de obter sucesso ao empreender. Em outras épocas, não havia facilidade de acesso a informações como agora, principalmente por meio da internet. Realidade que cria um cenário favorável à inventividade e à criatividade.
Orientar e apoiar os micro e pequenos empresários é a missão do Sebrae para fortalecer o empreendedorismo. Com os jovens, isso não é diferente. O desafio é acompanhar o universo dinâmico no qual eles estão inseridos.
Pensando nisso, a instituição vem se adequando a mudanças socioculturais e ao aperfeiçoamento tecnológico dos últimos anos. O objetivo é atraí-los e prestar atendimento mais adequado às necessidades deles.
O estímulo ao potencial da juventude concentra-se em ações para aqueles que desejam empreender, mas ainda não sabem como, ou têm uma boa ideia para investir em um negócio e querem ajuda para começar a executá-la.
Desafio universitário
Criado em 2013, o Desafio Universitário Empreendedor é uma plataforma digital desenvolvida especialmente para os jovens. Eles podem fazer cursos sobre empreendedorismo e gestão de negócios, preparando-se melhor para o mundo do trabalho e para tornar-se empresário, caso essa seja sua escolha.
Em ambiente online, o Sebrae promove uma competição educacional para engajá-los nesse universo e possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar as situações de um empresário, aprender a gerir um negócio e a pensar em seu futuro profissional.
O Desafio Universitário é o produto ideal para quem não conhece o tema empreendedorismo, deseja aprofundar-se nessa temática ou quer empreender, mas não sabe como.
Começar bem
Em outro projeto, que alcança jovens e adultos, o Sebrae apresenta soluções educacionais voltadas para o potencial empresário que tem uma ideia de negócio já definida ou para aquele que tem experiência em trabalhar por conta própria. É o Começar Bem.
A plataforma oferece um conjunto de soluções no formato de palestra, oficina, curso e outros materiais que ajudarão o jovem a viabilizar um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável nas áreas de comércio, indústria, serviços e produção rural.
As orientações fornecidas pelo Começar Bem também indicam o melhor caminho a seguir em direção à formalização dos negócios.
Para quem está na fase da ideia bem definida, o projeto está estruturado em etapas que atendem às necessidades e ao perfil do empreendedor.
Outras plataformas
Para manter os canais de atendimento e plataformas digitais eficazes, o Sebrae atualiza e produz constantemente conteúdos sobre gestão e empreendedorismo.
O crescimento da modalidade a distância possibilitou o surgimento de cursos gratuitos nessa área. O objetivo é oferecer mais alternativas para capacitação profissional.
Os cursos estão disponíveis no site EAD do Sebrae. Para isso, o interessado precisa apenas de um endereço de e-mail e conexão à internet. Há tutores experientes e que acompanham os alunos, tirando dúvidas e com apoio de discussão de temas referentes ao que está sendo estudado.
A experiência dos cursos a distância do Sebrae se estende às Oficinas SMS: por meio de mensagens de texto para telefones celulares, microempreendedores individuais aprendem conceitos e dicas importantes para o sucesso do seu empreendimento.
Ainda na web, o Sebrae também realiza atendimento por meio do Facebook e Twitter.
Voltar | Índice de Empreendedorismo |