Juiz de Fora - O Sebrae em Minas Gerais lançou, nesta sexta-feira (2), o livro do Programa de Incentivo à Inovação (PII), durante solenidade no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A publicação apresenta 20 projetos acadêmicos da UFJF, que participa pela segunda vez do PII.
Os participantes destacaram a importância do PII por propagar a cultura empreendedora dentro das universidades. O gerente do Sebrae no estado, Anízio Dutra Vianna, afirmou que “a criação de uma nova empresa ou o licenciamento de transferência de tecnologias são os caminhos naturais dos projetos. As pesquisas desenvolvidas dentro das instituições trazem benefícios para a sociedade e devem ser levadas para o mercado”.
Para participar do PII, os professores da UFJF inscreveram projetos por meio de edital público. Dos 70 inscritos, 20 passaram à fase semifinal e estão no livro. Desses, 15 foram escolhidos - após passarem por estudos de viabilidade técnica, comercial e ambiental – e devem receber R$ 40 mil para construção do protótipo. Os projetos trazem inovações em diversas áreas, como engenharia, saúde, ciências exatas, ciências biológicas, construção civil e eletricidade.
O segundo Programa de Incentivo à Inovação envolveu 146 pesquisadores e 70 bolsistas; resultou em 20 Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e do Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS) e 15 Planos de Negócio Estendido. Registrou ainda 13 patentes e contribuiu para que duas tecnologias fossem beneficiadas com recursos de outras fontes de fomento à inovação. Atualmente, o PII possui outras sete patentes em fase de negociação com empresas para licenciamentos.
Na primeira edição, em 2008, duas empresas de base tecnológica foram geradas, duas tecnologias foram transferidas para a iniciativa privada, 12 tecnologias com patente nacionais e uma com patente internacional foram depositadas.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |