Cuiabá – Imagine um serviço para otimizar o tempo de espera em filas onde há sistema de senhas. Ou outro em que o usuário pode consultar uma lista telefônica a partir de qualquer celular de forma simples, rápida e prática. Esses são exemplos de startups que estão movimentando o mundo empresarial de Mato Grosso. Universo que o Sebrae começa a integrar a partir da realização do workshop Bizstart, nos dias 19 e 20 de janeiro, na capital.
O evento tem parceria do StartupMT, grupo formado por cerca de 305 pessoas, todas ligadas a empresas ou negócios inovadores.“Esse workshop foi montado a partir de uma demanda dos integrantes do StartupMT e vai trazer ferramentas de planejamento para definir os modelos de negócios e dar apoio mercadológico a essas empresas”, explica a consultora do Sebrae em Mato Grosso Eliane Chaves.
No sábado (19), acontece o workshop Canvas, voltado para quem pretende iniciar uma startup. A intenção é esclarecer ao novo empreendedor tudo que é relevante sobre o mundo de startups e como iniciar empresas com esse perfil. Do conteúdo constam os tópicos: Business Model Canvas, Lean Canvas, Lean Startup, Métricas e Investimentos Anjo. Já no domingo (20) é a vez do workshop Lean Startup, destinado a quem quer desenvolver um novo produto ou negócio. A ideia é auxiliar empreendedores na aplicação prática de validações segundo o ciclo construir-medir-aprender do Método Lean.
O empresário Lauro Ojeda, de 30 anos, um dos criadores da StartupMT, destaca que o workshop é fruto da união e articulação do grupo. Ele destaca que no Brasil já existe muito debate sobre esse tema. “Fazemos reuniões periódicas onde demonstramos nossos projetos, colhemos feedbacks dos colegas e aplicamos melhorias nos projetos. Além disso, tentamos auxiliar os empreendedores dando dicas e informações”.
São 19 empresas e projetos inovadores em desenvolvimento pelos membros do grupo - cada qual em seu estágio de maturidade. Mas, já iniciativas estão em fase de testes, como é o caso do Notifila, do Digae e do Sand Robot. O Notifila, criado por Ojeda, é um sistema utilizado por pessoas que não desejam perder muito tempo em filas. O mecanismo avisa a hora em que o usuário será atendido. Segundo o empresário, antes mesmo do Carnaval o sistema será testado.
Já o Digae oferece um serviço inovador, em que o usuário pode consultar de qualquer celular a lista telefônicade de forma simples, rápida e prática, via SMS, google talk ou facebook. A startup foi criada pelos amigos Wesley Viana, Leandro Paiva, Gustavo Piccin, Angelo Calloto. Todos eles formados em Sistemas da Computação ou Formação. Segundo Wesley, o investimento para montar a empresa foi de apenas R$ 50 para pagar o domínio. “Todo mundo do grupo tem conhecimento e não tivemos que investir em mão de obra”.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |