O Sebrae premiou na noite dessa terça-feira (3) os 12 prefeitos que elaboraram e implantaram os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios no Brasil entre os anos 2012 e 2013. A 8ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor selecionou 123 projetos finalistas de um universo de 1.348 inscrições.
Antes da divulgação dos nomes vencedores foi feita uma homenagem ao ex-governador de Sergipe, Marcelo Deda, morto no ano passado em conseqüência de um câncer. O ex-ministro da STF Carlos Ayres Brito falou sobre a sua convivência com Deda e entregou, juntamente com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, uma placa de homenagem à viúva do político, Eliane Aquino.
“É um imenso prazer realizar oitava edição. O tema desenvolvimento local e empreendedorismo é fundamental para o Brasil e para nosso futuro.” Luiz Barretto - Presidente do Sebrae
O presidente Barretto destacou a importância do Prêmio que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo. Ele também ressaltou que o envolvimento dos colaboradores e dirigentes do Sebrae com o assunto é essencial para os pequenos negócios.
O escolhido para representar os vencedores de cada uma das categorias foi o prefeito da cidade de Três Rios (RJ) e ganhador da categoria Região Sudeste, Vinícius Medeiros Farah. Essa é a segunda vez que Farah tem seu trabalho reconhecido pela premiação. Para o prefeito, o Sebrae participou de todas as transformações sócio-econômicas que Três Rios têm vivenciado. “Quando assumimos o governo entendemos a importância do Sebrae no dia a dia da nossa administração. O Sebrae não executa, mas orienta e nos mostra o caminho”.
Ao longo de seus 13 anos de existência, o Prêmio Prefeito Empreendedor recebeu mais de sete mil inscrições e reconheceu nacionalmente o trabalho de 67 gestores municipais que identificaram nas micro e pequenas empresas uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico sustentável. O objetivo do Sebrae com a premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Entre as novidades dessa edição, estavam as categorias de projetos que exploram as oportunidades geradas aos pequenos negócios pelos grandes eventos esportivos e trabalhos que ainda estão em fase de desenvolvimento pelos prefeitos que assumiram a gestão dos municípios nas últimas eleições. Também foram premiadas iniciativas inscritas nas categorias: Melhor Projeto do Estado, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização e Pequenos Negócios no Campo.
Os trabalhos vencedores focaram pelo menos uma das seguintes áreas de atuação: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local, desburocratização, formalização da economia local, política tributária para os pequenos negócios, compras públicas locais, acesso a inovação e tecnologia, representação, cooperação e associativismo, acesso a crédito e serviços financeiros, capacitação e empreendedorismo, promoção do desenvolvimento rural e Lei Geral Municipal.
Conheça o nome dos 12 prefeitos vencedores:
Lei Geral Implementada: Cícero Neco Morais, prefeito do município de Estreito (MA)
Compras Governamentais: Eduardo Medeiros Cabral, prefeito do município de Cristália (MG)
Desburocratização: Charles Fernandes Silveira Santana, prefeito do município de Guanambi (BA)
Pequenos Negócios no Campo: Ricardo Favaro Neto,prefeito do município de Itaqueraí (MS)
Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos: José Rechuan Júnior, prefeito do município de Resende(RJ)
Novos Projetos: Laurez da Rocha Moreira, prefeito do município de Gurupi (TO)
Homenagem de Mérito Empreendedor: Altair Cardoso Rittes, prefeito do município de Dionísio Cerqueira (SC)
Melhor Projeto por Região:
Norte: Paulo Pombo Tocantins, prefeito do município de Paragominas (PA)
Nordeste: Douglas Lucena de Medeiros, prefeito do município de Bananeiras (PB)
Centro Oeste: Maurílio Ferreira Azambuja, prefeito do município de Maracaju (MS)
Sul: Nestor Tissot, prefeito do município de Gramado (RS)
Sudeste: Vinícius Medeiros Farah, prefeito do municípios de Três Rios (RJ)
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |