Brasília – Trinta e nove mil pessoas passaram pelos quatro espaços do Sebrae na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável. A Mostra Sebraetec, o Espaço Sebrae de Educação, a Feira do Empreendedor e o Espaço Interativo receberam, de 13 a 24 de junho, 39.476 empreendedores e visitantes interessados em capacitação gratuita e realização de negócios verdes. O público esperado era de 15 mil pessoas. Os espaços foram visitados por pessoas de 80 países.
Do centro da cidade à Barra da Tijuca, não faltaram oportunidades para participar de oficinas e palestras, no Espaço Sebrae de Educação, e também conhecer oportunidades de negócios que respeitam o meio ambiente na Feira do Empreendedor. Na Mostra Sebraetec, os empresários tiveram acesso a tecnologias sustentáveis para as micro e pequenas empresas. Já no Espaço Interativo, a instituição destacou projetos do Sebrae relacionados à sustentabilidade, como o Amazontech. Todas as exposições foram gratuitas.
“O Sebrae alcançou seu objetivo na Rio+20: aproximar o micro e pequeno empreendedor da agenda da sustentabilidade. A expectativa de público nos nossos espaços superou o estimado, o que demonstra o interesse dos empresários e candidatos a empresários pelo tema. As práticas sustentáveis hoje são um nicho de mercado, mas no futuro próximo serão o padrão. Queremos preparar os pequenos negócios para essa nova realidade”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Ações do Sebrae na Rio+20:
Espaço Sebrae de Educação
Capacitações para proprietários de micro e pequenos negócios com palestras, oficinas e clínicas tecnológicas sobre temas relacionados à sustentabilidade, como eficiência energética, redução de desperdício, política de resíduos sólidos, negócios verdes e boas práticas em empresas. O espaço, de 322 m², foi montado no Parque do Flamengo.
Espaço Interativo
A mostra institucional do Sebrae ocupou 625 m² no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca. Alguns projetos da instituição relacionados à sustentabilidade foram exibidos no espaço, como uma maquete que explicou a tecnologia de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), um cubo interativo sobre o programa Sebraetec, um vídeo sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade e um filme em 3D que mostrou o Amazontech.
Feira do Empreendedor – Oportunidade de Negócios Verdes
A feira expôs 24 oportunidades surgidas com a economia verde. No Parque do Flamengo, as empresas, divididas em duas turmas, apresentaram máquinas, ferramentas, tecnologias, técnicas e franquias para tornar um negócio sustentável.
Mostra Sebraetec
A mostra apresentou tecnologias sustentáveis para pequenas empresas, também no Parque do Flamengo. O espaço reuniu universidades, laboratórios e outras instituições provedoras de tecnologias limpas, que podem ser adotadas por micro e pequenas empresas. A exposição foi gratuita e destinada a empresários e sociedade civil.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |