São Paulo - O Sebrae vence, pela quarta vez consecutiva, o prêmio Época Negócios 100 – As empresas de Maior Prestígio do Brasil, na categoria Educação. A instituição competiu com nomes de referência no ensino nacional como a Fundação Getúlio Vargas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).
O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que recebeu o prêmio na noite de quarta-feira (7), em São Paulo, lembrou do esforço contínuo do Sistema no desenvolvimento de projetos que envolvem a formação para o empreendedorismo. “A educação empreendedora no Brasil requer desafios novos, de como disseminar as novas tecnologias, de levar este ensino de forma mais dinâmica para toda a sociedade”, ressaltou. Em 2011, o Sebrae já realizou mais de 1 milhão de atendimentos.
A festa de premiação aconteceu no Jockey Club de São Paulo, com a presença de presidentes e representantes de grandes empresas do país. Segundo a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti, o prêmio consolida um trabalho desenvolvido no último ano pelos colaboradores do Sistema Sebrae. “Há esforço conjunto em todos os estados para que a educação empreendedora chegue com qualidade às micro e pequenas empresas. O prêmio demonstra que o nosso cliente entende e reconhece este esforço”, afirmou.
Marcas
O Prêmio, iniciativa da revista Época Negócios em parceria com o grupo Troiano de Branding (do inglês, gestão de marcas), avaliou 249 marcas corporativas por meio de uma pesquisa com 15 mil consumidores de todo o Brasil, consultados pela internet. Foram analisados os quesitos qualidade dos produtos ou serviços, confiança e ética, evolução da empresa, compromisso social e ambiental, postura inovadora, admiração e história.
Das 249 avaliadas, 100 foram premiadas como as de maior prestígio em 30 categorias. “Já se foi o tempo em que pensar em marca corporativa era como imaginar um nome no balcão. Cada vez mais o consumidor quer saber que marca está por trás de um produto”, disse Jaime Troiano, presidente do grupo Troiano de Branding, responsável pela pesquisa que gerou o resultado. A grande vencedora da noite foi a Nestlé, em primeiro lugar no ranking geral, seguida da Natura e da Petrobras. O Sebrae ocupou a 22ª posição.
Em seu discurso, o diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar, falou sobre o momento pelo qual passa a economia mundial e lembrou das semelhanças com 2008, ano de criação do prêmio. “Precisamos manter a nossa atitude”, frisou.
Para o diretor Carlos Alberto dos Santos, os problemas serão enfrentados. “Temos no Brasil mais de 5 milhões de empreendedores, que respondem por uma geração imensa de empregos e 80% deles estão nas micro e pequenas empresas. Há dificuldades no horizonte, mas vamos enfrentá-las como em 2009. Naquele ano, o PIB (Produto Interno Bruto) não cresceu, porém foram gerados 1 milhão de empregos nas pequenas empresas”, lembrou.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |