Rio de Janeiro - Mais de 700 representantes ligados a cerca de 150 empresas de 12 países participam do Accelerate Oil & Gas, seminário da área de petróleo e gás que começou nesta terça-feira (15) e segue até quarta-feira (16), em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Desafios para exploração e produção do pré-sal são alguns dos temas em discussão. O Sebrae é um dos patrocinadores desse seminário, organizado pela empresa inglesa de eventos e publicações Faircount Media Group.
Durante o evento, no painel Suporte e Infraestrutura, a coordenadora nacional dos projetos de Petróleo e Gás do Sebrae, Eliane Borges, apresentou os resultados do convênio entre a instituição e a Petrobras que, desde outubro de 2004, promove a inserção competitiva das micro e pequenas empresas (MPE) nessa cadeia produtiva. A ação, que faz parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Promimp) do governo federal, resultou na inclusão de quase 12 mil pequenos negócios de 15 estados brasileiros.
“Hoje, com a economia globalizada, a concorrência passa pelas cadeias produtivas. Dessa forma, a competitividade de uma grande empresa depende da qualidade da sua cadeia de suprimentos. Surge aí a importância da capacitação contínua dos fornecedores, para que não haja quebra de compromissos em pontos como preço, prazo e qualidade. Um elo fraco pode comprometer toda a corrente”, explicou Eliane Borges.
Técnicos do Sebrae de oito estados também participam do seminário Accelerate Oil & Gas. “Aprender com as experiências que estão sendo apresentadas, conhecer as tendências do mercado e fortalecer a rede de contatos são ferramentas importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho", resumiu a coordenadora estadual do Projeto de Petróleo e Gás do Sebrae em Santa Catarina, Josiane Minuzzi.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |