A startup Athos, sediada nos Estados Unidos, desenvolveu um produto inovador. São roupas de ginástica com sensores embutidos que monitoram como o corpo do atleta se move durante a prática de exercícios. Com o dispositivo é possível saber, em detalhes, sobre a evolução dos músculos, por exemplo.
Os sensores usam eletromiografia – uma tecnologia que rastreia a atividade muscular - para monitorar cada grupo de músculos, e ainda fazem medições da respiração e dos batimentos cardíacos. Além disso, os dispositivos são equipados com uma capa que envia os dados ao smartphone do usuário – sem precisar de qualquer fio para isso.
O kit com camiseta e sensor ou calça de ginástica e sensor custa US$ 298.
A ideia de criar a Athos surgiu quando Dhananja Jayalath, executivo-chefe, e Christopher Wiebe, diretor de tecnologia, ainda cursavam engenharia elétrica na Universidade de Waterloo, no Canadá. Como muitos jovens, eles queriam um corpo mais atlético, mas não podiam arcar com as despesas de um personal trainer.
Colocaram o cérebro para funcionar, conseguiram apoio de um fundo de venture capiral e agora lançam o produto no mercado. “Nossa meta é permitir que você tome decisões mais informadas enquanto busca um estilo de vida mais ativo e saudável”, dizem eles no site da empresa.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |