Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Serviço inovador realiza troca de óleo de carro em domicílio

15/04/2014

Em 2013, o empreendedor Alexandre Loudrade, ignorando as boas práticas de manutenção de um veículo, esqueceu de trocar o óleo do motor. O resultado não poderia ser mais desastroso: o carro pifou e teve de ser conduzido a uma oficina para a troca de peças.

Loudrade ficou chateado com o prejuízo e começou a pensar no próprio erro. Mas ao invés de lamentar, ele viu que o problema escondia uma oportunidade de negócio. A troca de óleo é fácil de fazer, mas muitas pessoas esquecem.

Ele procurou o amigo Vínicius Almeida para contar sobre o drama do carro quebrado. No mesmo papo, eles tiveram a ideia de criar uma empresa especializada em troca de óleo e de filtros de ar na residência de clientes. “Criamos então a Doutor Lubrifica, que junta o mercado de delivery com a falta de tempo das pessoas atualmente,” afirma Almeida.

Almeida e Loudrade não começaram o negócio com a intenção de transformá-lo em uma rede por acaso. Os empreendedores, que se conheceram em 1998, trabalham juntos em uma franquia de capacitação e educação, por isso estão familiarizados com o assunto. “Tivemos apenas que formatar a Doutor Lubrifica e elaborar uma unidade piloto, com R$ 37 mil,” disse Almeida.

A Doutor Lubrifica funciona assim: quando é acionada, ela agenda um horário com o cliente. No dia marcado, um funcionário – munido de várias ferramentas - vai até o cliente e troca o óleo do carro. A empresa não cobra nada pelo serviço de troca, somente pelo óleo utilizado no motor. Fora isso, os funcionários alertam para o risco de não trocar o produto no prazo correto. A média do valor de troca de óleo varia entre R$ 85 e R$ 150, ao acrescentar a troca de filtro o preço fica entre R$ 120 e R$ 190.

A empresa pensa bastante nos processos. Para facilitar o trabalho dos funcionários, por exemplo, desenvolveu um sistema que indica o tipo de óleo mais adequado para cada carro, conforme o modelo e o ano. Mas o consumidor, diz Loudrade, pode optar pelo produto de sua preferência.

Por enquanto, a empresa só tem uma unidade, que funciona em Taubaté, cidade do interior de São Paulo, inaugurada em outubro de 2013. Mas o negócio vai crescer. Segundo Ademir Santana, diretor de expansão da marca, já existem propostas para levar a Doutor Lubrifica para as cidades de Campinas, Rio de Janeiro e Vitória. A meta até o final de 2014 é abrir 49 unidades espalhadas pelo Brasil.

Existem duas opções de franquias para o negócio. A primeira requer um investimento menor, de R$ 37 mil, para adquirir uma unidade móvel. Neste caso, é possível escolher entre uma pickup ou uma carreta que se liga ao veículo para realizar o serviço. O franqueado pode receber os pedidos pela internet ou por telefone em sua casa. Na segunda opção, cujo investimento é de R$ 60 mil, um escritório fixo é incluído.

Não existe um limite de técnicos contratados por unidade, e a Doutor Lubrifica pode operar com apenas com o franqueado e um profissional para atender os clientes. Com um profissional à disposição, é possível atender cerca de dez clientes.  A contratação da pessoa que fará a troca de óleo e de filtros de ar é responsabilidade do franqueado. “Nosso conselho é buscar alguém que tenha experiência em postos de gasolina, por exemplo,” disse Santana.

Para preparar os franqueados, a Doutor Franquia oferece um curso com duração de quatro dias em Taubaté. “Abordamos quatro assuntos ao longo do treinamento: o aspecto administrativo do negócio, como a franquia funciona na prática e detalhes técnicos e comerciais,” afirmou o diretor.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Serviço inovador realiza troca de óleo de carro em domicílio


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia