Em 2013, o empreendedor Alexandre Loudrade, ignorando as boas práticas de manutenção de um veículo, esqueceu de trocar o óleo do motor. O resultado não poderia ser mais desastroso: o carro pifou e teve de ser conduzido a uma oficina para a troca de peças.
Loudrade ficou chateado com o prejuízo e começou a pensar no próprio erro. Mas ao invés de lamentar, ele viu que o problema escondia uma oportunidade de negócio. A troca de óleo é fácil de fazer, mas muitas pessoas esquecem.
Ele procurou o amigo Vínicius Almeida para contar sobre o drama do carro quebrado. No mesmo papo, eles tiveram a ideia de criar uma empresa especializada em troca de óleo e de filtros de ar na residência de clientes. “Criamos então a Doutor Lubrifica, que junta o mercado de delivery com a falta de tempo das pessoas atualmente,” afirma Almeida.
Almeida e Loudrade não começaram o negócio com a intenção de transformá-lo em uma rede por acaso. Os empreendedores, que se conheceram em 1998, trabalham juntos em uma franquia de capacitação e educação, por isso estão familiarizados com o assunto. “Tivemos apenas que formatar a Doutor Lubrifica e elaborar uma unidade piloto, com R$ 37 mil,” disse Almeida.
A Doutor Lubrifica funciona assim: quando é acionada, ela agenda um horário com o cliente. No dia marcado, um funcionário – munido de várias ferramentas - vai até o cliente e troca o óleo do carro. A empresa não cobra nada pelo serviço de troca, somente pelo óleo utilizado no motor. Fora isso, os funcionários alertam para o risco de não trocar o produto no prazo correto. A média do valor de troca de óleo varia entre R$ 85 e R$ 150, ao acrescentar a troca de filtro o preço fica entre R$ 120 e R$ 190.
A empresa pensa bastante nos processos. Para facilitar o trabalho dos funcionários, por exemplo, desenvolveu um sistema que indica o tipo de óleo mais adequado para cada carro, conforme o modelo e o ano. Mas o consumidor, diz Loudrade, pode optar pelo produto de sua preferência.
Por enquanto, a empresa só tem uma unidade, que funciona em Taubaté, cidade do interior de São Paulo, inaugurada em outubro de 2013. Mas o negócio vai crescer. Segundo Ademir Santana, diretor de expansão da marca, já existem propostas para levar a Doutor Lubrifica para as cidades de Campinas, Rio de Janeiro e Vitória. A meta até o final de 2014 é abrir 49 unidades espalhadas pelo Brasil.
Existem duas opções de franquias para o negócio. A primeira requer um investimento menor, de R$ 37 mil, para adquirir uma unidade móvel. Neste caso, é possível escolher entre uma pickup ou uma carreta que se liga ao veículo para realizar o serviço. O franqueado pode receber os pedidos pela internet ou por telefone em sua casa. Na segunda opção, cujo investimento é de R$ 60 mil, um escritório fixo é incluído.
Não existe um limite de técnicos contratados por unidade, e a Doutor Lubrifica pode operar com apenas com o franqueado e um profissional para atender os clientes. Com um profissional à disposição, é possível atender cerca de dez clientes. A contratação da pessoa que fará a troca de óleo e de filtros de ar é responsabilidade do franqueado. “Nosso conselho é buscar alguém que tenha experiência em postos de gasolina, por exemplo,” disse Santana.
Para preparar os franqueados, a Doutor Franquia oferece um curso com duração de quatro dias em Taubaté. “Abordamos quatro assuntos ao longo do treinamento: o aspecto administrativo do negócio, como a franquia funciona na prática e detalhes técnicos e comerciais,” afirmou o diretor.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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