Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Site Mercado.etc reúne empreendedores da economia criativa

06/01/2012

Após um mês do lançamento em modo beta, o Mercado.etc, marketplace digital voltado para empreendedores da economia criativa, iniciou oficialmente as suas operações. Criado por Chico Lowndes, 41 anos, ex-sócio e diretor do Mercado Mundo Mix, a plataforma está disponível a partir de hoje (5/1) para o público, reunindo cerca de 400 marcas e 3.000 produtos diferentes. Apoiada por rodadas de investimentos realizadas pela A5 desde setembro (de valor não revelado), a startup tem como meta inicial reunir 50 mil empreendedores de moda, design, decoração e artes visuais. Na entrevista a seguir, Lowndes explica mais sobre o projeto, metas futuras e estratégias de crescimento.

Como surgiu a ideia do Mercado.etc?
O projeto é um resultado da minha atuação na área da chamada economia criativa, com que trabalho há mais de 20 anos. A partir de experiências como o Mercado Mundo Mix (feira de moda alternativa realizada em diversas capitais nacionais), comecei a identificar o interesse do público em encontrar o trabalho de determinados artistas fora do evento. Nosso objetivo é ampliar o alcance dessas marcas, tornando-as visíveis para o Brasil inteiro por meio da internet. O nome Mercado.etc.br é um acrônimo para Mercado para Empreendedores de Talentos Criativos Brasileiros.

Qual é o modelo de negócios? Como a plataforma irá funcionar na prática?
Nosso modelo é baseado na cobrança de 15% sobre as vendas realizadas por meio do site. A montagem da loja virtual é gratuita. Qualquer um com um projeto autêntico nas áreas contempladas originalmente pode embarcar. Não temos restrição quanto ao tipo ou estilo das marcas expositoras, mas existe um critério estabelecido pela produção autoral, ou seja, não aceitamos empresas que trabalhem com revendas. Não exigimos que os produtos expostos sejam artesanais, mas eles devem ser originais enquanto conceitos.

O que é oferecido de diferencial para o empreendedor que abre uma loja virtual no Mercado.etc?E para o consumidor do site?
O empreendedor conta com uma estrutura de pagamento seguro e valor agregado de marketing, credibilidade e divulgação de seus produtos. Já o público geral ganha a facilidade de encontrar uma grande variedade de produtos no mesmo local, tornando a experiência de garimpo de consumo de moda e cultural muito mais cômoda.

Qual é o público-alvo que você espera atingir?
Inicialmente, esperamos atrair mulheres jovens, na faixa de 25 a 34 anos. Mas, por ser uma plataforma de produtos diversificados, acredito que chegaremos a um grupo de consumidores bastante heterogêneo no futuro.

Já existe alguma meta estabelecida para o crescimento do Mercado.etc?
O que pretende fazer para atingi-la?
Prefiro não estabelecer prazos, mas nosso objetivo inicial é reunir pelo menos 50 mil expositores no site. Para chegar lá, estamos desenvolvendo um trabalho focado em marketing e na atuação da nossa área comercial.

Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios

 


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia