Goiânia - Há cerca de oito anos, Leandro Jesus Negre, de 28 anos, José Policeno Rodrigues Júnior, 30, e Fernando de Oliveira Negre, 32, viram na diversão uma oportunidade para o empreendedorismo. Os três são sócios na empresa Tonorock , que divulga a noite goianiense na internet. Em dezembro, uma nova empreitada animou os empresários e a equipe. Eles resolveram lançar a TNR Magazine, uma revista com o mesmo conceito da pagina na web.
Logo no início da empresa, eles avaliaram o mercado e perceberam que poderiam ampliar os serviços do Tonorock e editar uma publicação. Entretanto, a ideia precisou amadurecer para ser concretizada. “Vimos a oportunidade no segmento. Buscamos o conhecimento, avaliamos a aceitação no mercado, detectamos e avaliamos oportunidades e ameaças, para assim fazer um planejamento e colocar a ideia em prática”, destaca Leandro. Ao todo, foram 14 meses de trabalho até a primeira tiragem ser entregue ao público. Para chegar às bancas, a TNR Magazine recebeu investimento de R$ 70 mil.
O Sebrae em Goiás foi parceiro do projeto. “Nosso primeiro contato com a instituição foi em uma palestra gerencial gratuita e fizemos os cursos que nos aconselharam”, ressalta. Os consultores orientaram parte das etapas do processo de criação da revista, inclusive o planejamento de negócios e a obtenção de recursos financeiros para o projeto. “Recebemos auxílio por meio do Sebraetec, custeando parte do projeto gráfico e diagramação”, lembra Leandro.
A revista passou por oito etapas, conta Leandro, que é formado em Tecnologia em Construção Civil e atuou como desenhista de projetos antes de investir no Tonorock. Entre as fases do projeto, um estudo de mercado determinou quem seriam os clientes, fornecedores e concorrentes. Foi elaborado ainda o plano de marketing, com as estratégias de vendas, apresentação da revista etc. “O nosso desafio era fazer uma revista de qualidade e conteúdo. Por isso, o planejamento foi essencial”, esclarece.
A equipe da TNR Magazine já está trabalhando para que a próxima edição seja publicada. Além dos três sócios, outras 50 pessoas, como jornalistas, designers, fotógrafos e maquiadores, compõem a equipe envolvida com o projeto. “Tivemos a preocupação de trazer profissionais exemplares, qualificados na parte editorial, que possuem talento e experiência na criação de produtos e serviços”, informa José Policeno.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |