Quando a geladeira de uma casa para de funcionar, os produtos perecíveis guardados lá dentro ficam impróprios para o consumo. Se uma situação como essa traz prejuízo em casa, imagine para o dono de um supermercado, que precisa jogar fora toneladas de carne e laticínios, por exemplo? Empreendedores do Rio de Janeiro enxergaram uma oportunidade de negócio nesse problema. Eles criaram a Tribus Informática, empresa que desenvolve software para o monitoramento de equipamentos que funcionam 24 horas por dia. Atualmente, a empresa tem cerca de 100 clientes. Até o fim do ano que vem, a expectativa da empresa é dobrar o número de parceiros.
Um dos fundadores da empresa é Roberto de Castro, de 50 anos, sobrinho do cantor Wilson Simonal (1938-2000). Apesar de ter o sangue de um dos maiores nomes da música brasileira, a vida de Castro tomou um rumo bem diferente dos palcos: a informática. Em 2005, o carioca se juntou a Paulino Pereira, Antonio Paiva e Mauro Frazão, e fundou a Tribus.
A empresa de Castro desenvolveu um sistema que monitora o funcionamento de equipamentos de refrigeração. A maior parte dos clientes da empresa vendem alimentos, mas também há parceiros na indústria farmacêutica, laboratórios e no setor químico. A empresa tem um centro de controle, que funciona ininterruptamente. Caso haja algum problema com as máquinas, o software emite um sinal para o centro de controle. Por sua vez, a Tribus avisa o cliente sobre o problema.
Segundo Castro, a Tribus não faz apenas o monitoramento dos equipamentos a empresa também realiza visitas periódicas aos clientes. "Fazemos isso para que a possibilidade da manutenção seja ainda mais improvável." No Rio de Janeiro, a Tribus conta com uma equipe de manutenção dos aparelhos. “Em outras cidades, o reparo das avarias é de responsabilidade do cliente”, afirma Castro.
Além dos alarmes de eventuais problemas, a Tribus consegue fazer a operação dos equipamentos de refrigeração por meio de sua central de monitoramento. Os programas da empresa permitem que configurações como temperatura, funcionamento e parada de motores e compressores e emissões de relatórios possam ser feitos remotamente.
Dentre os principais clientes da Tribus, estão as redes de supermercado Pão de Açúcar, Makro e Mundial. Até o fim do ano que vem, a projeção é de que a carteira de clientes dobre de tamanho. "Queremos chegar a 200 parceiros", diz Castro.
Para ele, outro benefício do uso dos softwares da Tribus é o deslocamento de profissionais de manutenção para outras tarefas. "Liberamos o pessoal para outras atividades e criamos, por meio de gráficos, históricos de operacionalidade de todo o sistema. Assim, orientamos a tomada de decisão nas novas intervenções da manutenção."
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |