A startup Elefante Verde, criada em 2010 como um guia colaborativo online com ofertas, apostou no sistema de franquias dois anos depois para crescer. Hoje, a rede conta com 70 mil usuários e 1200 empresas anunciantes em 18 unidades franqueadas. “A meta é quadruplicar os números de usuários e anunciantes até o fim de 2014”, afirma Caio Sigaki, sócio da Elefante Verde, que está com sete franquias em fase de abertura.
No início deste ano, a Elefante Verde mudou seu modelo de negócio. Sigaki explica que as ofertas de compras coletivas foram substituídas por cupons grátis. Assim, segundo ele, o empresário não precisa pagar comissão sobre as vendas e os usuários não precisam comprar as promoções com antecedência. “Basta imprimir e utilizar o cupom diretamente no estabelecimento parceiro”, diz.
Além de colocar as pequenas empresas no ambiente online, a Elefante Verde promete gerar “leads” qualificados para elas usando as ferramentas de busca, e-mails marketing e cupons de desconto. “Possuímos ainda o nosso franqueado, que é um embaixador do Elefante Verde em sua cidade de atuação”, afirma Sigaki. Entre outras coisa, o franqueado é responsável por implementar ações offline que resultem em mais acessos ao portal Elefante Verde e, por consequência, mais negócios para os parceiros.
A atuação no modelo de franquia parece ser essencial para o crescimento da startup. “Sem os franqueados, não conseguiríamos entrar em cidades menores, como Ponte Nova, em Minas Gerais, um município com 65 mil habitantes, e também não teríamos alguém com know-how pra desenvolver a região”, explica Sigaki. “Os nossos clientes, as pequenas e médias empresas, estão fora da internet e é por isso que precisamos estar próximos a elas. Sem as franquias não conseguiríamos desenvolver o negócio.”
Ele espera encerrar 2013 com 30 unidades vendidas e pretende dobrar o número de franquias em 2014. O investimento inicial no negócio fica entre R$ 27 mil e R$ 59 mil, dependendo do tamanho da cidade ou região de atuação. O prazo para retorno, segundo Sigaki, fica entre 12 e 18 meses.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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