Uma avaliação nutricional personalizada, que faz as pessoas comerem de acordo com seus genes e, assim, alcançarem uma alimentação mais equilibrada. Esse é o negócio da Nutrigenomix, uma startup canadense que desembarcou no Brasil em novembro. “Acabamos de começar o ‘soft launch’ da Nutrigenomix no Brasil e lançaremos oficialmente em maior escala no início de 2014”, afirma Marina Pioltine, diretora de operações da Nutrigenomix Brasil.
Lançada em junho de 2012 e atualmente presente em 22 países, a Nutrigenomix é uma startup de biotecnologia que nasceu na Universidade de Toronto. Seu objetivo é capacitar os nutricionistas com informação genômica compreensível, confiável e atual para melhorar o estado de saúde de seus pacientes por meio da nutrição personalizada.
Para isso, o profissional colhe uma amostra da saliva de seu paciente e a envia para o laboratório da Nutrigenomix. O material passa por um painel de sete testes genéticos, que habilitam o nutricionista a fazer recomendações alimentares personalizadas, de acordo com o DNA do paciente.
A chegada da empresa em solo brasileiro é consequência de um crescimento nas colaborações de pesquisa entre cientistas brasileiros e canadenses, segundo Marina. “Com isso houve aumento nas cooperações entre empresas do Canadá e do Brasil e esse maior nível de comunicação aumentou a consciência das necessidades e oportunidades entre os dois países”, afirma a executiva.
Além disso, ela diz que houve o reconhecimento de que os brasileiros, assim como os canadenses, entendem a importância do papel da nutrição na saúde e bem-estar. “A combinação dessa valorização sobre a nutrição e saúde juntamente com a economia em crescimento do Brasil mostrou-se como o momento certo para a introdução da Nutrigenomix no país”, afirma.
Por enquanto, a empresa está atuando com um pequeno grupo selecionado de nutricionistas, mas o plano é ter centenas de profissionais usando o serviço no próximo ano. Hoje, mais de 500 nutricionistas em 22 países utilizam o teste. Atualmente, o relatório de nutrição personalizado está disponível em seis idiomas: inglês, francês, português, espanhol, russo e chinês.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |