A Contentools, startup especializada em marketing de conteúdo, mudou de marca, mas manteve sua essência: qualidade na produção, rapidez na entrega e material personalizado para os clientes. Após um crescimento expressivo de 300% em apenas seis meses, a meta agora é ultrapassar o território nacional e investir em um nicho de mercado: a produção de conteúdo para empresas estrangeiras.
A ideia da empresa surgiu há cerca de dois anos com a experiência da jornalista Emília Chagas, que já atendia clientes com demanda de conteúdo variada. Criada em outubro 2012 como Tex.do, começou como um crowdsourcing de textos, modelo de criação e/ou produção, que conta com conhecimentos coletivos. Durante os processos de pesquisa e validação da startup descobriram-se novas oportunidades de mercado.
Um dos motivadores de investimento na empresa foi a participação no Programa StartupSC do Sebrae em Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por meio do programa Nova Economia@SC, em 2013. Na época, a Tex.do foi selecionada para participar de uma missão ao Vale do Silício e ali começou alguns relacionamentos com parceiros. “Percebemos que nossa proposta de valor precisava ir além. Nossos clientes demandavam uma solução completa de marketing de conteúdo. Surgiu então a base para a Contentools”, explica Emília.
Além dos conteúdos para blogs corporativos e redes sociais, a empresa passou a oferecer ebooks, infográficos, roteiros para vídeos e outros produtos de alta demanda. Em paralelo, criou uma plataforma que auxilia nos processos de produção de conteúdo, publicação e distribuição. As funcionalidades exclusivas facilitam o dia a dia dos redatores e clientes. Um exemplo é a aprovação via email (o cliente recebe uma mensagem e pode avaliar o conteúdo sem fazer login no sistema) e os "redatores favoritos", que permite a criação de uma rede de profissionais prioritários para cada empresa.
Hoje, a Contentools une empresas que precisam gerar conteúdo de qualidade para atrair visitas em seus sites a redatores profissionais que buscam por oportunidades de trabalho remoto. Além do StartupSC, a Contentools está participando atualmente do programa Seed/MG e também foi aprovada para a segunda turma do Startup Brasil.
Segundo Elton Miranda, sócio da empresa com sede em Florianópolis (SC), a meta atual é continuar tornando-se referência no país, mas iniciar a expansão para fora do Brasil ainda em 2014. "Muitas empresas de tecnologia que vêm para o Brasil têm dificuldade de emplacar seus produtos ou serviços. Isso acontece porque nosso perfil de consumo é diferente do americano. No Brasil não temos a cultura do self-service, precisamos entregar parte do serviço para os clientes. Para muitos isso é um problema. Para nós é uma oportunidade de unir de forma singular tecnologia e serviço”, explica.
Sobre Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos instrutivos, whitepapers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, quizes, podcasts, entre outros.
De acordo com a jornalista Emília Chagas, esse conceito não se resume a adquirir leads ou contatos, converter clientes e vender diretamente. Significa conquistar familiaridade, simpatia e confiança do cliente. “Nesse movimento, as marcas tornam-se elas mesmas veículos de mídia especializada, em seus próprios sites, blogs, portais e redes sociais. No momento da compra, seus clientes terão um relacionamento real, um nome a lembrar,” resume.
Fonte: Sebrae
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