Antes mesmo de fundar a Harry's, um serviço online de produtos para barbear, Jeffrey Raider e Andy Katz-Mayfield já pensavam em sua primeira aquisição. A ideia era comprar uma antiga fabricante de lâminas de barbear alemã por US$ 100 milhões.
Em 2011, Raider recebeu uma ligação de seu amigo Katz-Mayfield reclamando de sua experiência ao comprar lâminas e creme de barbear em uma loja. “Você poderia fazer melhor?”, perguntou Katz-Mayfield. A conversa foi o pontapé inicial de uma companhia que venderia produtos de barbear de alta qualidade por um preço razoável para competir com empresas já estabelecidas como Gilette e novatas bem-sucedidas como a Dollar Shave Club.
Só que, no fim das contas, tornou-se mais difícil do que se imaginava achar lâminas de barbear de alta qualidade. Foi então que no fim de 2011 eles conheceram a Feintechnik, uma fabricante de lâminas alemã fundada em 1920.
“Nessa época, eu apresentei aos nossos investidores a ideia de que deveríamos comprar a fábrica”, disse Raider ao site “Mashable”. “Eles perguntaram quanto custaria e eu disse US$ 100 milhões.” A resposta dos investidores: “Ok, por que vocês não vão construir sua marca primeiro?”
Foi isso o que fizeram Raider e Katz-Mayfield. Em 2013, eles focaram em construir a companhia, levantar capital semente de “alguns milhões de dólares” e lançar oficialmente a Harry's. Nos nove primeiros meses, a startup vendeu mais de cem mil kits de barbear – composto por uma lâmina, alguns refis e creme de barbear.
Agora, pouco mais de um ano após a conversa inicial com os investidores, Raider e Katz-Mayfield finalmente conseguiram realizar seu desejo. A Harry’s anunciou esta semana que levantou US$ 122,5 milhões de investidores e que usou US$ 100 milhões desse dinheiro para comprar a empresa alemã.
Isso significa que uma startup com apenas dez meses de vida acaba de adquirir um negócio com 93 anos de mercado por US$ 100 milhões. Nada mal.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |