Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Startup cria plataforma aberta para professores montarem cursos online

23/07/2013

A startup americana Versal reuniu três grandes tendências de negócios online em seu produto: educação, interatividade e colaboração. O software desenvolvido pela empresa permite que qualquer pessoa monte uma aula online interativa. A plataforma, que foi lançada no dia 9 de julho, também será aberta em breve para que desenvolvedores e educadores contribuam com ferramentas que tornem as aulas remotas mais dinâmicas e participativas.

O fundador da Versal, Greg Freund, considerava o processo de assistir a aulas online – com vídeos e PowerPoint – muito passivo e entediante. Segundo ele, as possibilidades interativas da computação não eram aproveitadas. As aulas se tornavam monótonas, e o resultado era um grande número de alunos que não conseguiam seguir o conteúdo por conta do “processo unidimensional” dos cursos online tradicionais.

Freund idealizou, então, uma plataforma com ferramentas que permitissem a interação entre professores e alunos. Há a possibilidade de troca de mensagens instantâneas, publicação de imagens, vídeos, gráficos, modelagem em 3D, realização de pesquisas e questionários e uso de fórmulas.

Com essas ferramentas na cabeça, Freund desenvolveu um produto que permite a professores e pessoas no geral construir um curso online sem precisar digitar uma linha de programação.

Mesmo com muitas opções de ferramenta, a Versal espera que seus usuários desenvolvam outras para aumentar o repertório da plataforma. A empresa afirma que irá liberar em breve uma API (especificações para que os softwares “conversem” entre si) aberta para que desenvolvedores agreguem novas funcionalidades à Versal.

Ao contrário de concorrentes como a Udemy , a Lynda e a brasileira Veduca, a Versal não é voltada para estudantes buscando cursos, mas para professores com interesse de oferecê-los. Para ter volume, primeiro precisa atrair pessoas dispostas a criar aulas em sua plataforma. Depois, conquistar os alunos. O mecanismo que Freund imaginou para isso foi a criação da Versal Foundation, que apoiará todos que se propuserem a colaborar com conteúdo pedagógico. A ajuda irá variar entre US$ 1 mil e US$ 25 mil.

Em um primeiro momento, a startup não irá cobrar nem de estudantes nem de professores que montaram e disponibilizaram suas aulas na plataforma. Sem um plano de negócios definido, a imprensa especializada americana especula que Freund irá usar recursos obtidos da venda de suas antigas startups para bancar a operação e Versal Foudation.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 



Startup cria plataforma aberta para professores montarem cursos online


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia