Segundo Giuliana, a Tripda faz com que os usuários dividam custos da viagem e usem menos o carro – medida que diminui o trânsito e o consumo de combustíveis poluentes. Além dos valores econômico, a startup se posiciona como uma ferramenta social (pois agrega pessoas e gera vínculos de amizade) e cultural (porque estimula alternativas como poupar, trocar, emprestar e compartilhar).
Depois de ter a ideia de criar a plataforma, ela pesquisou negócios semelhantes no exterior e elaborou um plano de negócios – Giuliana se formou em administração, o que a ajudou a montar uma estratégia eficaz, segundo a empreendedora. Em janeiro, por intermédio de uma amiga, conseguiu uma reunião com um dos diretores da Rocket Internet, grupo alemão responsável por investimentos e aceleração de startups como Easy Taxi, Groupon, Dafiti e Kanui. A ideia de Giuliana agradou a Rocket, que realizou um aporte na Tripda.
Para procurar ou oferecer uma carona, basta ir ao site da Tripda. A plataforma é focada em trajetos entre cidades, mas também é possível procurar por trajetos dentro do mesmo município. A Tripda sugere o preço que o motorista deve cobrar por trecho, por meio de um cálculo de consumo de combustível e custos com pedágio. O pagamento é negociado diretamente entre caroneiros e motoristas.
Quem oferece a carona também pode incluir preferências por determinado perfil de caroneiro. Isso inclui a possibilidade de aceitar ou não transportar animais, ouvir música, conversar, comer e fumar dentro do carro. "Queremos que os nossos usuários tenham a melhor experiência possível e, quando todos sabem o que esperar da carona, tudo fica mais fácil", afirma Giuliana. A Tripda ainda oferece a opção "só para elas", que conecta apenas mulheres. "Há muitas meninas que não se sentem seguras e que acham perigoso viajar à noite com homens."
A Tripda, por enquanto, não ganha dinheiro. "O uso da plataforma é totalmente gratuito. Ainda estamos pensando no melhor modelo de geração de receita", diz Giuliana.
Um mês após o lançamento oficial, o Tripda já intermediou 2,5 mil caronas para mil rotas diferentes. Por questões relativas ao investimento da Rocket, Giuliana prefere não revelar quais são as metas da empresa, mas afirma que a empresa não está "mirando baixo". "Os números são bem absurdos. Queremos nos tornar uma quebra de paradigma e apresentar uma nova modalidade de transporte."
"Ninguém pergunta quantos anos eu tenho"
O escritório da Tripda fica nas mesmas instalações da Rocket e compartilha o espaço com outras empresas de tecnologia. Aos 24 anos, Giuliana é, segundo ela, a pessoa mais nova do espaço.
Um dos segredos de gestão da empreendedora é apostar em uma abordagem descentralizada. "Não temos chefe. Há líderes de equipe", diz Giuliana. Além disso, todos na Rocket se interessam pela trajetória de vida das pessoas e o que as levou a estarem onde estão.
Por conta desses motivos, ela não tem muitos problemas ao liderar um time de 12 pessoas. "Não acho mais difícil comandar pessoas mais velhas. Ninguém pergunta quantos anos eu tenho", afirma.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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