Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Startup desenvolve robô para famílias e empresas

20/02/2014

Quem mora fora do país fica, na maioria das vezes, com saudade intensa da família que está no Brasil. A ProjectRobot, uma startup localizada em Maringá, no Paraná, quer aplacar um pouco esse sofrimento: e a solução, acredite, não é nenhum software de transmissão de imagem, mas um robô-avatar, capaz de simular quem está longe, na sala de casa.

O robô chama-se R1T1 e não se parece em nada com um ser humano. Ele tem cerca de 1,50 metro e, no lugar das pernas, tem rodas. E, ao invés da cabeça, um grande monitor de tela plana. O invento, idealizado pelo empreendedor Antonio Henrique Dianin, também não tem braços, mas um corpo tubular. “Resistente, duro e que pode ser abraçado fortemente pela família, que vê o rosto de quem tá longe pelo monitor”, diz. 

Mas esta resistência a abraços de tias, pais e pulos do cachorro não é o único atrativo do robô. Como é um avatar, ele permite que a pessoa que está longe de casa o controle por um aplicativo de celular ou computador – e, claro, veja no computador imagens de casa, que são captadas por câmera instalada na cabeça do R1T1. E com esse domínio, pode ir atrás da mãe, que está no quarto; do pai, que está na garagem; e do irmão, que está na sala jogando videogame.

“O interessante é que o robô permite a quem está longe andar pela casa e mirar a câmera e o rosto do robô nos olhos do interlocutor”, diz Dianin.

O robô, diz Dianin, deixa a conversa mais humana. Em um software de videochamada, o bate-papo só acontece entre duas pessoas. Se o parente que está longe quer ver como é o novo carro da família ou conferir a nova pintura da sala, precisa que alguém com boa vontade leve o PC até o local e aponte a câmera. 

Diversos usos
Apesar de ter sido feito para aplacar a saudade da família, o robô tem tecnologias que o habilitam a funcionar em hospitais, fábricas e instituições educacionais. Segundo Dianin, há uma razão: profissionais de empresas desses segmentos, quando em viagem, podem usar o robô para ver como está o serviço ou participar de reuniões por causa da imersão e mobilidade em videoconferências.

“O R1T1, portanto, poderia ser o médico que precisa apenas acompanhar uma cirurgia, um técnico que necessita averiguar uma avaria numa máquina e um professor que, em viagem, precisa dar uma aula importante.” De acordo com Dianin, o robô já fez um “estágio” no Hospital Universitário de Maringá. “Lá, ele permitiu que alguns médicos vissem, de seus consultórios pessoais, como estavam seus pacientes em internação.”

Dianin, que é engenheiro de produção, teve a ideia de montar o R1T1 quando estava nos Estados Unidos, em 2012, para uma temporada de estudo. Ele sentia muita falta da família e só os telefonemas não aplacavam a saudade. Um dia, vendo o seriado The Big Bang Theory, ele viu que um dos personagens principais, Sheldon, fazia robôs. “Foi nele que me inspirei para criar o robô-avatar”, diz.

O R1T1 – cujo nome é uma clara homenagem ao R2D2, robô do filme Star Wars – é controlado por um software especial, desenvolvido pela equipe da ProjectRobot. Dentro dele, um notebook com Windows 8 é responsável por permitir o funcionamento do software de acesso remoto e das baterias, que duram cerca de seis horas. O computador interpreta controla ainda os comandos vindos de longe para conduzir o robô pela casa. Um conjunto de sensores integrados ao Kinect (o sensor de movimentos do videogame Xbox, da Microsoft) impede que ele bata em obstáculos como móveis e eletrodomésticos ou se espatife em uma escada – aliás, o robô não sobe escadas.

Mas dar esse poder de subir degraus ao robô é um dos projetos de Dianin. Ele procura investidores para melhorar a tecnologia, diminuir os custos de produção e explorar novos mercados. Um modelo do R1T1, hoje, sai por R$ 35 mil, e só é feito por encomenda. “Minha ideia, no entanto, é que ele seja vendido em mercado”, diz o empreendedor – que sacramenta: “Será certamente um sucesso de vendas.”

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Startup desenvolve robô para famílias e empresas


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia