Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Startup facilita comunicação entre cineastas e festivais

28/02/2014

Fazer cópias de filmes, preencher formulários, gravar fotos e montar pacotes que são enviados pelo correio ainda faz parte da realidade de cineastas brasileiros que participam de festivais. Em busca de uma solução para esse processo árduo, três amigos colocaram em operação o Envia Lá. A startup, fundada há quase um ano em Campinas, tem o objetivo de facilitar a ponte entre festivais e cineastas.

O site funciona assim: uma vez feita a parceria entre o festival e o Envia Lá, os cineastas podem se cadastrar no site e subir seus filmes em formato digital para concorrerem à seleção das melhores produções. O custo do serviço é de R$ 9, valor cobrado dos usuários no momento da inscrição. Ao criar o perfil do filme, o cineasta também consegue anexar informações adicionais solicitadas pelos organizadores, como formulários, fotos e pôsteres. A comissão dos festivais, por sua vez, ganha acesso ao sistema e pode assistir aos filmes online ou baixar o conteúdo.

Thiago Amaral, fundador da startup, é formado pela Academia Internacional de Cinema e tem experiência no ramo. Ele explica que teve a ideia da empresa depois de enfrentar uma greve dos correios que durou um mês e meio e aconteceu justamente quando ele ia inscrever seu primeiro curta em um festival.

Passado o susto, na época, Amaral entrou em contato com seu amigo Vitor de Araújo, programador que hoje também é sócio da empresa, e tentou levar adiante o projeto voltado para seu nicho de atuação. Mais tarde, Matheus Jacob também entrou para a equipe: economista, ele cuida da organização financeira e da divulgação do negócio. Em 2012, a startup foi selecionada pelo Start-Up Chile e pôde destinar parte dos US$ 40 mil, pagos pela participação no programa, para investir no desenvolvimento da plataforma.

Apesar das facilidades que a ferramenta proporciona, Thiago comenta que é preciso ter paciência para acompanhar a lenta transição do setor do universo analógico para o digital. "Hoje a maior dificuldade é lidar com os organizadores dos festivais acostumados às cópias físicas das filmagens e aos formulários impressos. Convencê-los de que o Envia Lá pode ajudar a organizar melhor os processos de seleção é, por assim dizer, nosso grande desafio".

O uso do serviço é inteiramente gratuito para os festivais, sendo a única exigência da empresa a exclusividade como meio de envio digital. De acordo com a preferência da organização, entregas presenciais e via correio podem funcionar paralelamente à opção oferecida pela startup.

Até o momento, o Envia Lá mediou a entrega das inscrições de filmes para 5 festivais e tem 400 cineastas cadastrados na plataforma. No Brasil, os sócios estimam que aconteçam todos os anos em torno de 200 festivais, sendo que esse número salta para 500 quando se considera toda a América Latina. Diante desse cenário, a expectativa é de que adesão dos festivais cresça com o tempo, principalmente, em função da organização que a plataforma proporciona.

Após ser cadastrado no site, cada curador recebe seu login e senha de acesso, pode trocar mensagens com os inscritos ao final das etapas de seleção, salvar seus pareceres online, ter suas atividades supervisionada pelos organizadores e, inclusive, baixar os filmes para assistir com maior comodidade fora do ambiente de trabalho. Para o cineasta, é garantida a qualidade de envio do material completo, principalmente dos filmes, que podem ter seu upload feito em HD com tamanho máximo de 2gb.

Além dessas e outras vantagens, espera-se que a redução do consumo de embalagens, DVDs e folhas de papel incentive a adoção pela plataforma. De acordo com os cálculos feitos pela equipe, no Brasil, ocorrem em média 200 festivais por ano, com 200 inscrições cada, somando 40 mil inscritos. Se considerarmos uma caixinha de DVD por inscrição (1,4 cm) isso daria uma pilha de 560 metros de altura por ano. É maior que o Empire State Building, de 381 metros. Fora isso, ainda seria preciso considerar o desperdício de 40 mil envelopes e de todas as folhas de formulários impressas com os dados dos inscritos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Startup facilita comunicação entre cineastas e festivais


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia