O volume de compras pela internet vem crescendo e é uma alternativa para quem quer vender para regiões distantes e abater os custos de uma loja física, algo ideal para pequenos empreendedores – afinal, vender o máximo possível e gastar pouco é com eles mesmo. Mas não é todo mundo que aposta no comércio eletrônico, até por não saber muito bem como funciona esse tipo de transação. No entanto, uma dupla de empreendedores criou uma plataforma que facilita a criação de lojas virtuais para pequenos e médios negócios. Lançada há seis meses, a Loja Integrada conquistou 29 mil clientes e foi comprada por uma grande administradora de lojas virtuais.
Os fundadores da Loja Integrada são Adriano Caetano, 33, potiguar radicado em São Paulo (SP), e Udlei Nattis, 30, nascido e criado em terras paulistanas. Os dois já eram sócios em outra empresa, a Nixus, especializada em projetos personalizados de lojas virtuais para grandes empresas. Na Nixus, cada projeto custava R$ 30 mil, valor que afugentava 90% dos eventuais clientes procurados. "Começamos a pensar na Loja Integrada para oferecer serviços para um nicho que não conseguíamos alcançar", afirma Caetano.
Em maio deste ano, após um ano e meio de trabalho, os sócios lançaram a Loja Integrada. Os interessados em criar seu e-commerce podem escolher cinco planos. O primeiro deles é gratuito e os outros custam R$ 29, R$ 99, R$ 199 e R$ 349 mensais. A diferença entre cada um diz respeito ao número de produtos que podem ser vendidos e a quantidade de visitas suportadas em um mês: enquanto, no plano gratuito, o empreendedor pode ter uma loja com 50 produtos e mil visitas mensais, quem paga R$ 349 tem direito a mil produtos e 50 mil visitas.
Com a criação da loja, o empreendedor pode aceitar cartões de crédito, ganha certificado de segurança, domínio próprio e ferramentas de gestão, integra seus produtos a comparadores de preços e otimiza sua loja nos sites de busca. Os privilégios são resultado de uma parceria da Loja Integrada com empresas como PagSeguro, Buscapé, Mercado Livre e Google. "A criação da loja virtual é o núcleo da plataforma, mas também oferecemos uma série de serviços", diz Caetano. Tais facilidades são oferecidas a todos os clientes.
Segundo ele, 80% dos clientes da Loja Integrada não pagam nada para ter sua loja. E nem vão pagar. "Normalmente, serviços gratuitos são 'podados', ou são apenas um versão demo. Não queremos dificultar o crescimento dos empreendedores", diz Caetano. Além disso, a transparência com os clientes gratuitos traz outra vantagem: o crescimento dos empreendedores pode levar à assinatura de um plano pago.
Até o fim de 2013, a Loja Integrada planeja ter 40 mil clientes. Para o fim do ano que vem, a expectativa é contar com 100 mil. No entanto, os números não preocupam Caetano, "até porque estamos batendo as metas com bastante folga." "Queremos, acima de tudo, ter lojas sustentáveis e um crescimento orgânico", afirma.
Neste mês, a Loja Integrada foi adquirida pela Vtex, empresa responsável pelas lojas virtuais de Walmart, Nokia e Polishop, dentre outras grandes companhias. A Vtex também realizou um aporte financeiro de R$ 800 mil na startup. A Nixus, primeira empresa de Caetano e Nattis, foi incoporada pela compradora. Já a Loja Integrada seguirá independente.
Clientes – A Loja Integrada atraiu empresas das mais variadas áreas de atuação. Uma delas é a Cativa Natureza, de Curitiba (PR), que vende cosméticos com insumos orgânicos rastreados. Segundo Rose Bezecry, diretora da Cativa, a empresa já atuava no comércio eletrônico com outros parceiros, mas sem a mesma qualidade. "A plataforma é bem funcional e o serviço é rápido. Conseguimos ampliar a venda em mais de 70%", diz ela.
A Sethi3D é de Campinas (SP) e nunca tinha vendido pela web. A empresa fabrica impressoras 3D e componentes. Desde agosto, a Sethi3D tem uma loja virtual feita pela Loja Integrada. "Tanto do ponto de vista da experiência do consumidor quanto para o gerenciamento da plataforma, nossa loja virtual é uma ferramenta simples e intuitiva”, afirma Marcelo Ribeiro, diretor da empresa.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |