Não é muito comum encontrar startups na área de turismo. Mas algumas delas apresentaram suas ideias durante a Campus Party 2014, em São Paulo. Estão de olho no que a Copa do Mundo deverá movimentar nesse setor da economia. Para isso, as startups criaram ferramentas para facilitar a vida de quem quer passear com tranquilidade, economizando e colaborando com o meio ambiente. Conheça a InnHolder e a ImpacTour, empresas que podem ajudar turistas nacionais e estrangeiros a planejar suas próximas viagens pelo país:
InnHolder - Startup voltada para o ramo de hotelaria, a InnHolder criou um tipo de leilão de diárias de hotel. Ela permite que os próprios turistas criem suas promoções, selecionando um ou mais hotéis cadastrados para fazer uma oferta por uma diária. Se o hotel aceitar o valor, faz a reserva e o cliente paga o preço acordado no check-in ou no check-out. Em caso negativo, o viajante pode continuar fazendo propostas até chegar a um valor que seja bom para as duas partes.
Para o hotel, uma das vantagens é a expectativa de aumentar a ocupação na baixa temporada, reduzindo os prejuízos de manter quartos fechados quando há clientes disponíveis. Outra vantagem é que a rede não precisa cadastrar sua disponibilidade de receber turistas. No site ficam catalogados apenas os preços de tabela de cada quarto. Com o envio da oferta é que se dá a sequência de troca de mensagens por e-mail ou sms para consolidar a reserva. Além do canal para usuários e hotéis, existe o cadastro para agentes de viagem, que podem receber comissão sobre o preço acordado pela diária usando a própria ferramenta.
Incubada na PUC-RS desde 2012, a InnHolder está operando comercialmente desde junho de 2013. Já tem 280 hotéis cadastrados em 76 destinos no Brasil. Os fundadores, Francisco Almeida, Felipe Broecker e Leandro Guerreiro, têm a meta de catalogar até mil hotéis brasileiros este ano, para depois levar a ideia para o exterior, quando a ferramenta também estará disponível em inglês e espanhol.
ImpacTour - Já parou para pensar qual é o impacto que você gera viajando? A ImpacTour criou um algoritmo para medir essa intervenção, que considera suas escolhas pessoais (sobre transporte, alimentação, hospedagem, duração da viagem), somadas aos serviços que você contrata para se divertir e as consequências do passeio para o local visitado.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades que recebem turistas, valorizando o trabalho local, o artesanato da região, iniciativas de restaurantes e hotéis que tenham políticas sustentáveis e passeios que proporcionem menor impacto ambiental, social e econômico.
A ideia funciona assim: no site da ImpacTour você pode compartilhar o seu roteiro de viagem para receber dicas de passeios sustentáveis. Seguindo as sugestões, você ganha pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos em suas próximas compras de pacotes pelo site. Hoje, a empresa atende os 12 estados que vão sediar jogos da Copa do Mundo, além de Santa Catarina.
O modelo de negócios é baseado no marketing das empresas que distribuem prêmios, daquelas que oferecem alternativas sustentáveis e das que têm interesse em obter os dados coletados com as pesquisas realizadas com os viajantes.
A ImpacTour surgiu de uma demanda identificada pela fundação canadense Football for Kids Foundation, que atua na distribuição de material esportivo para crianças carentes em comunidades pesqueiras, principalmente, do litoral paranaense. Criada pela brasileira Adriana MacDonald, a fundação envia na bagagem de turistas estrangeiros artigos esportivos doados em países desenvolvidos.
No Brasil, os próprios viajantes fazem a distribuição do material arrecadado. Depois de alguns anos de operação, Adriana percebeu que podia fazer mais pelas comunidades. Envolvidos com o projeto no Canadá, a brasileira Paloma Pinheiro e o canadense Nima Kaz resolveram ampliar a proposta e criaram a ImpacTour. Trabalhando em conjunto com a startup, Adriana, que é professora, vai enviar ao Brasil um grupo de estudantes canadenses em fevereiro. Eles farão uso da ferramenta da ImpacTour em suas idas a Curitiba e ao Rio de Janeiro.
O time da ImpacTour ainda tem a especialista em sustentabilidade Rosimery Oliveira e o advogado Daniel Coutinho, que administra um projeto paralelo à empresa, de um barco movido à energia solar. A startup faz ainda trabalho social com empresas juniores da Universidade Federal do Paraná, que são responsáveis pela catalogação de atividades, produtos e serviços oferecidos no site da ImpacTour.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |