Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Sucesso nos negócios passado de pai para filho

15/07/2014

De pai para filho, as tradições se consolidam, também, nas empresas. Passando aos herdeiros o controle da gestão, empresários bem-sucedidos encontram um meio de continuar trilhando o caminho do sucesso. Foi pensando assim que José Luiz Mendes Vieira decidiu dar início ao seu processo de aposentadoria. Seu filho, Mychel de Souza Mendes, hoje está à frente da Serralheria Mendes, um empreendimento que cresce cada vez mais, principalmente, após a participação no Projeto Serralheiros, parceria entre Sebrae e Gerdau, que preza pela qualidade e melhoria contínua nos serviços.

José Luiz começou no ramo da serralheria ainda bem jovem, aos 14 anos de idade. O mineiro mudou-se para Brasília na década de 1980 e trabalhou durante muitos anos como funcionário de outras empresas, até conseguir abrir seu próprio negócio. Em 1993, em São Sebastião, no Distrito Federal, surgia a Serralheria Mendes, formalizada, mas com muitos desafios e obstáculos pela frente.
No início, a loja era na mesma cidade e ocupava um espaço pequeno. Portanto, foi preciso investir na mudança. Os funcionários também tiveram de se adequar aos procedimentos corretos aplicados numa obra.

Mychel sempre acompanhou o pai. Aprendeu, desde cedo, o bê-á-bá da serralheria. Hoje, à frente da administração, ele sabe que é importante separar as funções, uma das estratégias para que o negócio siga em frente. “Quanto mais tempo passo fora das obras, mais é possível trabalhar com a gestão dos negócios”, diz o empreendedor.

Antes trabalhar com o pai, ele tinha uma loja de ferramentas, que abriu aos 19 anos, após ter desistido de um cargo público que não atendia às suas expectativas profissionais. Em 2013, ele participou do projeto do Sebrae, que lhe proporcionou mais amadurecimento proficiconal.

Oportunidade

O encadeamento produtivo, gerado pela parceria entre a Gerdau e o Sebrae, proporcionou a pai e filho o entendimento sobre a necessidade de mudança. A partir do projeto, a empresa deles recebeu quatro visitas de consultores: uma para o diagnóstico empresarial, baseado no MPE Brasil; outra para certificação, na qual funcionários puderam participar de simulações de processos; uma visita para tratar do site; e outra que aplicou o De Olho na Qualidade após uma semana de capacitação no Sebrae no Distrito Federal.

A identidade visual da Serralheria Mendes logo surgiu, quando eles receberam as instruções da instituição. O galpão onde ficam instalados os instrumentos de trabalho dos empreendedores, foi reformado, incluindo novas prateleiras para organização e um banheiro novo para os funcionários. O próximo passo já está em curso: um novo escritório, onde Mychel poderá realizar transações com engenheiros e fechar novas parcerias.

“Quero essa função para o resto de minha vida. Mas, pretendemos, também, ser uma empresa de referência, modelo no segmento. Quanto mais demanda, melhor para os nossos funcionários, que trabalham por produção, e, consequentemente, ganham mais. Crescemos por necessidade”, finaliza o jovem empresário.

Fonte: Sebrae

Sucesso nos negócios passado de pai para filho




Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia