Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Taxa de desemprego em abril é a menor para o mês em 10 anos

11/06/2012

A taxa de desemprego em abril deste ano ficou em 6% e é a menor para o mês desde o início da série histórica, em 2002. O resultado indica estabilidade em relação a março, quando o percentual foi 6,2%. Em abril de 2011, a taxa de desemprego atingiu 6,4%. Os dados integram a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgados nessa quinta-feira (24), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A PME é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A população ocupada somou 22,7 milhões para o conjunto das seis regiões, sem variação significativa frente a março. Na comparação com abril de 2011, foi verificado aumento de 1,8%, o que representou um acréscimo de 396 mil pessoas nesse contingente em um ano. Já o contingente de desempregados foi estimado em 1,5 milhão de pessoas em abril, somando as seis regiões.


O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado, em abril deste ano, foi de 11,1 milhões no agregado das regiões pesquisadas. O resultado representa um crescimento de 2,8% na comparação com abril de 2011, o que representou um adicional de 308 mil postos de trabalho com carteira assinada no período de um ano.


Salário - O rendimento médio real dos trabalhadores em abril, de R$ 1.719,50 para o conjunto das seis regiões, caiu 1,2% em relação a março de 2012. Na comparação com abril do ano passado, essa estimativa aumentou 6,2%.


Publicação completa da pesquisa em: www.ibge.gov.br


Juros para empréstimos do INSS a aposentados e pensionistas é reduzido


O teto de juros mensais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para empréstimos pessoais consignados de aposentados e pensionistas, foi reduzido de 2,34% para 2,14%. A portaria n° 623, já em vigor, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (23).


No caso dos empréstimos consignados por meio de cartão de crédito, a portaria fixa os juros em 3,06%. Antes, a taxa era de 3,36%.


As 38 instituições financeiras que realizam empréstimos consignados aos segurados não mais poderão cobrar taxa superior ao teto fixado, que é referente ao custo efetivo total, ou seja, contempla todos os custos das operações de empréstimos pessoais ou cartões de crédito.


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia