Palestra de Jorge Gerdau reforça a necessidade do empresário de se ajustar ao momento atual e enfrentar os desafios.
Uma plateia com quase cem empresários acompanhou com atenção a palestra de abertura da cerimônia de premiação nacional do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, proferida pelo presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF). O evento, que reconhece boas práticas de gestão e inovação nos pequenos negócios, é realizado pelo Sebrae, MBC e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
O presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, falou sobre o papel do empresário dentro do atual contexto econômico na palestra intitulada O Brasil Atual e os Desafios do Empreendedor. Segundo ele, apesar da crise vivida no país, é necessário se concentrar no desempenho do empreendimento. “É por isso que esse prêmio é tão importante, porque possibilita a qualquer empresário, de forma organizada, enxergar a situação e avaliar o seu negócio”.
Para ele, o empresário precisa se ajustar ao momento, mas sem esquecer de um ponto fundamental: o contentamento do cliente. “Vejo como um dos desafios do empresário ter clareza da satisfação dos seus stakeholders. Tenho que estar com as relações estruturadas para ter um produto final que atenda à demanda”, explicou.
Gerdau também reforçou a importância do empresário para a sua comunidade. “O empresário é um agente social. Sua capacidade de ajuste aos momentos de crise é fundamental. Nós, empresários, temos a grande missão de responsabilidade social, de construir um país melhor, olhando, inclusive, para as necessidades de melhoria da competitividade como um todo”.
Investir em tecnologias de gestão é essencial para enfrentar a crise, frisou o palestrante. “O processo de gestão mais importante é a governança. Essa palavra é muito ampla e não é suficientemente valorizada. A governança vem da competência da liderança empresarial no foco da qualidade do core business”.
Fonte: SEBRAE
Voltar | Índice de Empreendedorismo |