Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Tendências 2015: empreendedorismo

02/02/2015

Após o primeiro artigo sobre tendências, a segunda onda identificada foi Empreendedorismo.


Tendência: um movimento social, espontâneo ou induzido, que aglutina um grupo significativo de pessoas em torno de comportamentos ou características semelhantes, identificáveis numa série de tempo determinada. O cerne da questão para uma tendência é a mudança, seja de comportamento, de consumo, de escala e grupamento social, de padrão econômico ou mesmo de características físicas [1].


Empreendedorismo


Empreendedorismo: Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos (definição do Google).


A criação do próprio negócio é uma tendência impulsionada, principalmente, pela própria vontade do brasileiro de abrir uma empresa (3 em cada 4 brasileiros querem empreender [8]), e em menor escala por programas do governo como o MEI (Micro-Empreendedor Individual), SEBRAE e editais (e.g. Subvenção Econômica, Empresas Iniciantes, etc). Em 2010, 17,5% da população com idade entre 18 e 64 anos – 21,1 milhões de brasileiros – exerceram alguma atividade empreendedora em negócios com até três anos e meio de vida. Em 2000, a taxa era de apenas 13,5% [9]. Entre os setores que terão destaque  em 2015 estão[1]:



 Modelo de Negócio


O modelo de negócios é como a empresa cria valor para seus clientes. Isso inclui a sua estratégia, canais de comunicação, custos, receitas, etc. Um dos principais objetivos de um modelo de negócio é ser escalável com baixo custo, o que hoje é viabilizado, mas não limitado, via ecossistema virtual. O aplicativo Instagram, por exemplo, tinha apenas 13 pessoas na equipe [7] quando foi vendido por R$ 1,8 bi [9]. Para ilustrar essa ideia de escalabilidade a baixo custo, veja a frase de Jack Ma, fundador do Alibaba (e-commerce) e homem mais rico da Ásia [8]:


"Se o Walmart quiser ter 10 mil novos clientes, ele terá que construir toda uma estrutura. Eu preciso apenas de dois servidores".


Abaixo estão alguns dos modelos de negócio a despontar em 2015, que podem inclusive ser agregados ao seu negócio atual:



Uma das formas de criar um modelo de negócios é utilizando o Canvas (business model canvas), uma ferramenta que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio, representado por um quadro dividido em áreas que permitem chamar atenção aos pontos críticos do empreendimento, como no exemplo abaixo do Canvas de um Café dentro de uma Livraria:


Canvas de um Café na Livraria - Leo UmbertoCanvas de um Café na Livraria [10]


Tendência


O aumento de procura nos setores identificados acima, aliado aos novos modelos de negócio, permitem de forma mais barata e rápida a abertura e prosperidade do próprio negócio. Se o seu serviço/produto permitir um público mais amplo, soluções da Internet como landing pages (páginas únicas contendo um "caminho" que leve o usuário a se tornar cliente, geralmente mostrando benefícios, cases, funcionalidades, preço e contato, às vezes incluindo vídeo explicativo), redes sociais - como Facebook e Twitter - e o Google com as ferramenta Adwords e a própria pesquisa orgânica (conteúdo do seu blog, por exemplo) podem ser utilizadas como ferramenta de marketingmensurável, uma vez que pode-se contabilizar a quantidade de acessos ao seu site através dessas soluções, o que também possibilita o cálculo do ROI (Retorno do Investimento), cruzando as vendas fechadas em uma campanha com o valor investido nela.


Lendo o livro "Antecipando o Inevitável", de Frederico Porto, ele cita que um então chamado "problema", em muitas vezes, nada mais é que uma oportunidade. Um aumento de responsabilidade e tarefas no trabalho pode resultar em um cargo de liderança, as reclamações ou questionamentos "emocionados" de pessoas podem ser solucionados através de um processo repetitivo que pode resultar em uma nova empresa. Creio que o brasileiro está enxergando melhor essa relação de causa-efeito e empreendendo através dela.


Por último, a pressão do mercado por especialização em vários setores - em busca dequalidadeinovação, praticidade, beleza e outros atributos - trará o aumento da terceirizaçãode certas áreas do negócio - pois sairia muito caro ter dentro da própria empresa a melhor Contabilidade, o melhor departamento de Desenvolvimento de Software, o melhor Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, o melhor Instrutor, etc.


Com objetivo de melhorar os atributos citados a pouco - agregar valor - as empresas tendem a terceirizar determinados serviços; Lembrando que nem tudo pode ser terceirizado, como o negócio principal da empresa (vide legislação). Hoje grandes marcas de automóvel, como Fiat e Chevrolet (GM) são, na verdade, montadoras, ou seja, utilizam produtos e serviços de outras empresas para gerar e entregar um produto de maior valor agregado, para um segmento específico de clientes. O que é importante notar é como (a "forma") que é disponibilizado uma "utilidade" (serviço/produto): a Fiat, por exemplo, já utilizou o motor 1.8 da GM.


Se esse motor somente funcionasse na GM, ou se a forma de utilização dele em outro veículo fosse extremamente trabalhosa, esse motor não seria facilmente vendido para a Fiat. Assim, para o empreendedor é interessante ao idealizar o produto/serviço ter em mente se o mesmo pode ser comercializado para outras empresas, pois pode ser uma fonte considerável de receita. O aplicativo Instagram, por exemplo, possui parceria com outro aplicativo, o Foursquare (agora Swarm) - o primeiro é bom em imagens, o segundo em localização: dessa forma, é possível marcar a localização das imagens através do Foursquare (Swarm) e através deste também é possível enviar imagens para o Instagram (benefício mútuo).


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia