Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Ter lado empreendedor ajuda a conseguir êxito, diz Sebrae

24/06/2013

“Tenho a sensação que fechei cada ciclo bem. Não houve arrependimento e estou feliz e realizada com a minha escolha.” Essa é a declaração da empresária Flávia Borges Montans, 39 anos, que hoje comanda franquias da rede de perfumarias O Boticário em Ribeirão, mas já atuou em uma área profissional bem diferente. Antes de descobrir seu lado empreendedor, Flávia trabalhou por cerca de 10 anos como jornalista.

Assim como ela, que emprega 11 colaboradores, não são poucas as pessoas que abandonam a posição de funcionário e se lançam no mundo dos negócios. Essa parcela significativa de ‘corajosos’ ajuda a impulsionar a economia local e a gerar mais emprego e renda.

“O empreendedorismo é um ótimo negócio para a economia de uma cidade. Pois além de abrir mais postos de trabalho, também gera mais arrecadação para o município e desenvolvimento para o mercado consumidor de produtos e serviços”, disse Rodrigo Matos, gerente regional do Sebrae Ribeirão.

Mudança radical
Mas quando a mudança de área é radical, como no caso de Flávia, algumas dúvidas e inseguranças fazem parte da trajetória empreendedora. “Levei três anos analisando a decisão de abandonar o jornalismo para me dedicar aos negócios da família. Não foi uma escolha fácil”, disse Flávia, que hoje comanda as franquias ao lado da mãe e da irmã.

O gosto pelo mundo dos negócios foi despertado durante uma especialização na área de marketing.
Para a empresária Pâmela Gomes, 30, que também se formou em jornalismo e abriu mão da profissão para comandar um estúdio de dança e bem-estar Backstage, que hoje emprega oito funcionários, a decisão foi mais fácil por conta de seu perfil empreendedor.

Ela também tomou a decisão de mudar de área após fazer uma especialização em administração.“Durante a faculdade de comunicação comecei a descobrir esse lado, mais voltado para a administração. Fiz uma especialização na área e decidi, após três anos de formada em jornalismo, abrir meu próprio negócio. Hoje me sinto realizada como profissional”, disse.

Chances para ter sucesso
O espírito e o comportamento empreendedor são os principais responsáveis pelo sucesso de um negócio, mesmo quando o empreendedor muda radicalmente sua área de atuação.

“Não preciso ser padeiro para abrir uma padaria. Se eu tiver conhecimento do mercado e a consciência de que preciso acordar às 5h da manhã para começar o trabalho, consigo ter sucesso”, disse Rodrigo Matos, gerente regional do Sebrae Ribeirão.
Segundo Matos, o empreendedorismo abre portas por esse motivo, a dinâmica e o conhecimento de mercado possibilitam que um profissional troque de área e invista em um negócio promissor, mesmo que ele não seja sua especialidade.

De acordo com o gerente, o empreendedorismo não é apenas um dom que faz parte do perfil de cada pessoa, ele também pode ser desenvolvido com o tempo, com a experiência profissional.
“Em muitos casos, a pessoa começa a desenvolver características de liderança no seu ambiente de trabalho mesmo. Então, começa a perceber que tem capacidade para comandar o próprio negócio, assim que as decisões de troca de profissão são tomadas”, diz.


Fonte:Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia