Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Três lições de gestão da recordista de matrículas da rede Wizard

07/05/2013

Conquistar 503 alunos em apenas um mês de operação levou a mineira Ana Rita Ferreira, 54 anos, a bater o recorde de matrículas da rede de idiomas Wizard. A escola, inaugurada em 5 de janeiro de 2012 na região do Grajaú, em São Paulo, foi a terceira unidade da franqueada da região. Hoje com 1,2 mil alunos nesta escola, Ana Rita acredita que a marca foi consequência de ter foco e investir em treinamento. A média por unidade é de cerca de 400 alunos.

A mineira é franqueada da Wizard desde 2001. Na época, ela já havia empreendido por conta própria e estava à frente de uma escola de educação infantil na região. “Abri o negócio com um consórcio de uma moto, que vendi, e as aulas eram em uma casa que eu alugava da minha irmã”, diz. Em 1998, ela começou a perder alunos e decidiu que era o momento de diversificar. “Me informei, e achei que o modelo de franquia era um bom negócio em educação”, diz. O formato deu certo e, em 2008, Ana Rita já era dona de duas unidades da Wizard.

“Eu tinha cerca de 300 alunos, pagava minhas contas, tinha um bom carro. Mas sabia que precisava crescer”, diz. Neste ano, ela resolveu sair da zona de conforto e voltar a estudar: procurou o Sebrae, outras escolas de administração e resolveu fazer o MBA corporativo da Wizard. “Me aproximei dos diretores da rede e de outros franqueados e me dei conta de algumas coisas. Decidi investir para melhorar a arquitetura e a fachada das lojas”, diz.

A decisão deu resultados. Hoje, são 3,2 mil alunos nas três escolas – e Ana Rita tem planos de abrir uma quarta unidade. “Quero abrir mais uma loja até 2014”, diz. Veja, abaixo, três dicas da franqueada para quem quer melhorar a gestão da sua unidade:

1. Tenha foco
“Eu sempre quis ter 1 mil alunos e achava que estaria realizada quando atingisse essa meta. Hoje, tenho 3,2 mil, mas quero ir em busca de mais. É importante saber o que se quer, ter um objetivo e persegui-lo. Mesmo que a meta mude com o tempo”

2. Invista em treinamento
"Antes de abrir minha terceira unidade, os funcionários passaram por três meses de treinamento nas duas escolas que estavam em funcionamento. Foi fundamental. Quando a aluno entrava na escola, via o ambiente bonito e era bem atendido, fechava a matrícula na hora.”

3. Não tente inventar
“É muito comum o franqueador tentar adaptar o negócio, achar que faz melhor. Não adianta. O melhor é seguir a franqueadora, porque ela tem expertise e pode auxiliar em caso de dúvidas.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Três lições de gestão da recordista de matrículas da rede Wizard
Ana Rita Ferreira conquistou 503 alunos em um mês


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia