Seis em cada dez universitários brasileiros querem empreender. E, mais que dinheiro, segurança e recompensas pessoais, a sua maior motivação para isso é a independência.
Apesar desse entusiasmo, poucos deles se preparam para isso, estudando, guardando dinheiro ou se envolvendo com startups. Por isso, embora tenham a confiança natural dos jovens, eles não se sentem seguros diante das atividades mais técnicas, como planejar uma campanha de marketing para um novo produto ou estimar o valor de capital de um negócio.
Para quem deseja conhecer melhor este cenário, a Endeavor Brasil preparou um infográfico que destaca e ilustra os principais dados da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras 2012:
Um país de futuros empreendedores?
60% dos Estudantes estudantes pensam em abrir uma empresa no futuro. No entanto, apenas 44% cursam uma disciplina ligada ao tema, 38% “gastam tempo aprendendo a iniciar um novo negócio” e 24% afirmam estar economizando dinheiro para iniciar a trajetória como empreendedor. Mas, o ensino está conectado? As universidades estão preparadas? Veja todas essas respostas.
Estudantes
6.215 estudantes universitários brasileiros, de todas as regiões do país, responderam perguntas referentes à sua exposição ao empreendedorismo, suas aspirações, confiança em suas capacidades e resultados que esperam ao abrir uma empresa.
Universidades Brasileiras
Professores de 46 universidades brasileiras responderam a um questionário e suas respostas foram comparadas com os resultados preliminares do The Entrepreneurship Education Project referente às universidades.
Endeavor
Este estudo foi desenvolvido pela Endeavor e possui duas partes principais: pesquisa com professores de cursos de empreendedorismo e pesquisa com estudantes universitários brasileiros.
Fonte: Endeavor Brasil
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |