Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Vale do Ribeira tem ações voltadas aos MEIs

29/01/2014

O Escritório Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira está intensificando as ações de apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) da região. As consultorias individuais gratuitas oferecidas por analistas e consultores do escritório estão sendo direcionadas para atender especialmente aos microempreendedores individuais, com esclarecimento de dúvidas sobre o processo de formalização, a gestão do próprio negócio, as obrigações fiscais, o recolhimento da contribuição previdenciária, a organização da documentação do empreendimento, entre outras orientações.

Para quem já se formalizou como MEI, a principal orientação neste momento é sobre a obrigatoriedade da entrega da Declaração Anual Simplificada (DAS), documento que apresenta todo o faturamento do empresário no ano anterior.  “É recomendável que esta declaração seja feita até o final de janeiro e nossos consultores e analistas estão à disposição para orientar e apoiar os empreendedores no cumprimento desta obrigação legal”, comenta a gerente regional do Sebrae-SP, Cláudia Bilche.

O empreendedor que não apresentar a declaração até o prazo final está sujeito à multa de R$ 50,00, acrescida de juros e correção, além de ficar impossibilitado de gerar o documento de arrecadação mensal do Simples Nacional - com vencimento sempre no dia 20 de cada mês. Desta forma, sem conseguir emitir a guia de recolhimento, o MEI ficará inadimplente perante o sistema. “É importante que todos os pagamentos sejam realizados em dia, para evitar juros e suspensão dos benefícios previdenciários, entre outras implicações”, alerta a gerente.

A Declaração Anual Simplificada do MEI pode ser feita gratuitamente no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br/). “Mas os empreendedores que tiverem dúvidas podem procurar o Escritório Regional do Sebrae-SP em Registro, onde daremos todos os esclarecimentos e orientações  gratuitamente”, informa a gerente Cláudia Bilche. A sede fica na Rua José Antônio de Campos, nº 297, Centro.

Semana do MEI
O Vale do Ribeira possui 6.653 Microempreendedores Individuais formalizados nos 15 municípios de atuação do Escritório Regional.  Desse total, 50,59% em média estão inadimplentes com as contribuições previdenciárias e fiscais (INSS, ICMS e ISS), que são fixas e vencem todo dia 20 de cada mês.

Com o objetivo de orientar e capacitar os empreendedores formalizados, de forma a contribuir com a sustentabilidade dos pequenos negócios, o Escritório Regional do Sebrae-SP promoverá a Semana do Microempreendedor Individual, no período de 31/03 a 05/04, em parceria com Prefeituras e Associações Comerciais da região. Durante o evento também serão realizadas diversas ações com foco na orientação de trabalhadores que querem sair da informalidade para se tornarem MEIs.

Palestra em fevereiro
Quem trabalha por conta própria e tem interesse em se formalizar como MEI está convidado a participar da palestra “Como se tornar Microempreendedor Individual”, que o Sebrae-SP realiza no próximo dia 04 de fevereiro, no período das 15 às 17 horas, em Registro. Os participantes serão informados sobre a Lei Complementar 128/2008, que dispõe sobre o empreendedor individual, as vantagens da legalização e as obrigações legais e fiscais pertinentes.

Serão apresentadas as condições necessárias e exigidas para se tornar MEI, as atividades admitidas, a tributação e a contabilidade, a regularização do empreendimento, a cessão de mão de obra, a contratação de empregado, além de dicas de gestão e outras informações.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (13) 3821-7111.

Para ser MEI
Para ser um Microempreendedor Individual (MEI) é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI é enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), pagando apenas um valor fixo mensal, atualizado anualmente de acordo com o salário mínimo.

Uma vez formalizado, o empreendedor individual adquire um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), podendo emitir nota fiscal e participar de licitações. Outro importante benefício é a cobertura pela Previdência Social, contando com aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, entre outras garantias.

Fonte: Sebrae

Vale do Ribeira tem ações voltadas aos MEIs


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia