O evento “O Futuro do Varejo”, promovido nesta segunda-feira (17/9) pela Motorola Solutions no Espaço Apas, foi o palco de apresentação do estudo da marca sobre o comportamento do mercado varejista. Executada pela empresa BMS (Business Marketing Solution), a pesquisa ouviu 150 empresas varejistas nacionais que possuem no mínimo seis lojas.
Do total de companhias participantes, 97% consideram que as tecnologias móveis ajudam na produtividade do varejo. Para 95%, elas reduzem custos para o setor, e 96% afirmam que usar tecnologias móveis ajuda a atender melhor os clientes.
Os dados recolhidos mostram uma preocupação majoritária em melhorar a conexão com o cliente, antecipando suas necessidades e desejos. Isso tudo para oferecer serviços de qualidade compatível com as expectativas de um consumidor antenado, que precisa de informações rápidas. Espera-se que essas ações se traduzam em mais vendas, maior inteligência no gerenciamento e execução das tarefas dos vendedores e na fidelização do cliente.
Pontos importantes
- 92% das empresas entrevistadas trabalham com rede sem fio (wi-fi).
- Das empresas ouvidas, 61% utilizam coletores de dados para inventários, 49% no centro de distribuição, 36% no depósito da loja e 26% para outras funções dentro da loja.
- 51% utilizam processos logísticos de distribuição de mercadorias para as lojas com coletores de dados; 21% das empresas que não adotam esse sistema pretendem implementá-lo futuramente.
- Na região Norte, 80% das empresas utilizam sistemas de rádio para que os funcionários possam se comunicar nas lojas, 40% usam celular e 40% usam coletor de dados. Já na região Nordeste, 42% utilizam rádio, 14%, celular, e 21%, coletor de dados.
- Os leitores de código de barras são usados em 68% das companhias ouvidas da região - Centro-Oeste para verificar preços e em 93% nos caixas. No Sul, 75% utilizam a ferramenta nos caixas e 56% como verificador de preços.
No final do ano, será divulgado o resultado completo do estudo, que contará com um zotal de 300 entrevistados.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |