Com a chegada do fim do ano, muita gente começa a pensar no que deseja para 2015. Se entre seus planos está montar o próprio negócio – seja como franquia ou como startup –, mas ainda não sabe exatamente em que área investir, confira a seguir algumas dicas de especialistas que apontam os setores mais promissores para o próximo ano.
Internet das coisas
Vinícius Machado, gestor de projetos da ABStartups, aposta no crescimento do mercado de internet das coisas. O conceito se refere a conectar itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Isto inclui desde eletrodomésticos até itens de uso pessoal, como tênis e óculos (caso do Google Glass). “O movimento maker está crescendo rapidamente no país, reforçando a criação de soluções de hardware e automação para objetos. Muitas startups estão começando a atacar problemas nesta área”, ressalta.
Tecnologia para o agronegócio
Vinícius destaca, ainda, a grande demanda por tecnologia entre as empresas do agronegócio. Para ele, muitos empreendedores deste setor estão olhando além do óbvio e buscando opções para aumentar a inteligência, reduzir custos e aumentar a qualidade de sua produção.
Alimentação
Já André Friedheim, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), aposta que investir na alimentação é cada vez mais um bom negócio, pois o consumo de comida fora de casa está crescendo, especialmente nas grandes cidades. “O número de shoppings está aumentando bastante fora do eixo Rio-São Paulo, e as praças de alimentação são um componente muito valorizado neles, pois chamam muitos clientes para as lojas”, justifica.
Educação e treinamento
André também destaca os negócios ligados a educação e treinamento, sejam eles presenciais ou à distância, em áreas como inglês, computação, programação e cursos preparatórios para concursos públicos. “Com o mercado concorrido que temos hoje, as pessoas estão buscando se capacitar para ter um diferencial. Eles têm um apelo especialmente grande junto à classe C, que nos últimos anos ganhou acesso à faculdade e agora quer um algo a mais”, aponta.
Turismo e lazer
Finalmente, André aposta suas fichas no setor de turismo e lazer. Além do fato de o Brasil estar em evidência e se preparar para receber as Olimpíadas de 2016, ele acredita que esta área está se profissionalizando bastante. “Grandes redes hoteleiras chegaram ao país, adquirindo hotéis familiares, e elevando a qualidade a outro patamar. Além disso, o Brasil está recebendo muitas coisas de turismo corporativo, o que é um ótimo mercado”, encerra.
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