Montar o próprio negócio e não ter chefe é o sonho de muita gente. Um dos caminhos possíveis para conseguir atingir esse objetivo é abrir o próprio negócio. Como o ano de 2015 deve ser repleto de ajustes na economia que impactarão na confiança dos pequenos e médios empresários, os empreendedores devem estar mais atentos a possíveis erros, além de pensar em como acertar a mão em um novo negócio.
Para ajudar você nesse plano, a diretora de marketing e cofundadora da plataforma Nibo de gestão financeira para pequenas e médias empresas, Sabrina Gallier, lista seis dicas do que evitar ao abrir uma empresa. Veja abaixo:
Escolher mal os sócios
É extremamente saudável ter expertise diferente e áreas de atuação complementares. Estar perto de pessoas que discordam, ter outras experiências e vivências é fundamental para a troca de ideias e geração de soluções. "O importante é estar alinhado estrategicamente, compartilhar das mesmas visões para a empresa, mas trazer outro ponto de vista para a discussão", ensina Sabrina.
Ter uma equipe inadequada
Contratar é muito difícil. Demitir também. Mas insistir quando a contratação não dá certo é muito pior. Uma ideia não vale nada sem as pessoas certas para executá-la. Sem dúvida é uma frase clichê, mas pense que até contratando uma pessoa de sucesso, se colocada em um projeto errado, não irá deslanchar. Tem que ter um encaixe “mágico” em três pontos: no perfil da empresa, na vaga e no projeto adequado.
Ter um foco indefinido e amplo demais
Na ansiedade do sucesso, queremos abraçar o mundo. A curto prazo é muito tentador. Mas quem tudo faz, nada faz direito. Do ponto de vista de mercado, os clientes ficam confusos. Do ponto de vista competitivo, abre uma brecha para que concorrentes se especializem e sejam o melhor em um nicho. Foco significa saber o que fazer e o que não fazer.
Focar demais em apresentações comerciais
Qualquer empresa pode melhorar uma apresentação comercial em um dia. Mas nada consegue barrar um produto funcional. Deixe o powerpoint um pouco de lado e comece a demonstrar mais seu produto atual. Ajuste seu discurso para o que sua empresa possui e pode oferecer de verdade.
Evitar conflitos a todo custo
Não faça amizade, faça negócios. Acredite em números, projeções e resultados. Seja brutalmente honesto quando necessário e aja de forma correta com todos. Nada pior do que tentar camuflar alguma situação por medo de conflito.
Investir demais em desenvolvimento precoce
Imagine desenvolver um produto durante um ano e descobrir que não serve direito! Tente desenvolver apenas o essencial, uma versão simples e teste com vários públicos. Observe e volte para ajustar. Teste novamente. Esse é o princípio do Eric Ries, no livro "Startup Enxuta, a bíblia das startups".
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