Recife - Os 40 projetos finalistas da edição 2011 do Prêmio Prefeito Empreendedor têm em comum o foco nas empresas formais - ou em processo de formalização- e nos empreendedores individuais ou outras formas produtivas caracterizadas como negócio de pequeno porte - consórcio de empresas, arranjos produtivos e associação de pequenas empresas.
Esses projetos também lidam com uma ou mais das seguintes áreas de atuação: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local; desburocratização; formalização da economia local; política tributária para os pequenos negócios; compras públicas locais; acesso à inovação e tecnologia; representação, cooperação e associativismo; acesso ao crédito e serviços financeiros; capacitação e empreendedorismo; Lei Geral Municipal; modernização da gestão pública para o desenvolvimento sustentável; e promoção do desenvolvimento rural.
Dentre os projetos que se destacaram o da capital, Recife, abordou a Lei Geral Municipal, com ênfase na legalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual (EI). O projeto identificou os pontos de atendimento para formalização e os potenciais EI; entre outros assuntos.
Já em Petrolina, o projeto vencedor teve como destaque temático crédito e capitalização. Abordou a criação do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios e também o funcionamento do Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |