Teresina – Manoel Feliz de Oliveira Filho começou a trabalhar aos 12 anos no comércio de um tio. Depois de passar por várias lojas de Teresina, inclusive uma grande rede varejista, decidiu apostar na própria capacidade de gerir a própria empresa. “Tinha apenas uma pequena economia de R$ 500 e resolvi investir no meu primeiro negócio, o Mercadinho Manoel. Comecei com uma loja de 15 metros quadrados, onde eu e minha esposa trabalhávamos. As dificuldades eram muitas, principalmente no controle do caixa. Sempre havia alguma diferença”.
Persistente, aos poucos foi ganhando espaço no mercado, mas tudo começou a melhorar depois da consultoria que recebeu do Negócio a Negócio, do Sebrae no Piauí. “Recebi muitas orientações, no que se refere à estrutura da loja, atendimento ao cliente e gestão. Apostei naquilo que me foi repassado e resolvi investir mais. Mudei a fachada, a iluminação e a forma de expor as mercadorias. Coloquei cerâmica no piso, comprei gôndolas mais bonitas e instalei uma câmara fria. Foi uma mudança radical”, explica.
“Hoje temos uma loja bem mais ampla, com 140 metros quadrados e três funcionários que é referência na região onde atuamos. Os próximos planos são a instalação de uma padaria, de uma peixaria e de uma seção somente para frios. Num futuro próximo esperamos ainda que o Mercadinho Manoel se transforme num grande supermercado”, ressalta o empreendedor.
A trajetória de sucesso do Manoel é tema de um dos vídeos de uma série que o Sebrae publicou no YouTube. O material pode ser acessado no endereço ww.youtube.com/tvsebrae. Além da história do empreendedor piauiense, há relatos de sucesso do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Rondônia, Minas Gerais, Sergipe, Roraima e Paraíba.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |