Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Vox Capital e Instituto Alana vão investir R$ 10 milhões em negócios sociais

30/03/2012

O Instituto Alana, organização sem fins lucrativos voltada para a preservação dos direitos da criança, e a Vox Capital, fundo de investimento em negócios de impacto social positivo, anunciaram hoje (29/3) que destinarão R$ 10 milhões ao aporte em negócios sociais. As duas organizações participaram do 7º Congresso GIFE – Novas Fronteiras do Investimento Social para discutir o papel dos investidores nesse tipo de empreendimento. A maneira pela qual repassarão esse montante às organizações ainda não foi definida pelos parceiros.

Segundo os participantes da mesa redonda, atualmente um grande número empresas e ONGs buscam negócios sociais para causar impacto positivo e ainda dar uma nova vida aos seus investimentos, o que torna a parceria oportuna. “São empresas que querem resolver problemas e ao mesmo tempo gerar lucro, o que começou a atrair investidores que antes apenas doavam dinheiro”, afirmou a debatedora Vivianne Naigeborin, da Potencia Ventures, que ajuda negócios sociais a crescer.

Alessandra França, fundadora do Banco Pérola, que fornece microcrédito para jovens empreendedores, disse que os negócios sociais estão se popularizando porque os empreendedores por trás deles querem trabalhar com significado, procurando antes uma causa para depois ir atrás do lucro.

Apesar de haver discordâncias sobre o tema ao redor do mundo, os debatedores concordaram que distribuir os lucros dos investimentos é a melhor forma de gerir um negócio social. “Isso atrai os investidores mais tradicionais”, disse Alessandra. Ela ressaltou, porém, que esse retorno nunca será exorbitante, principalmente levando em consideração os altos custos para manter um negócio desse tipo.

Captação

Tanto o processo de captação de investimentos quanto o de busca de negócios prontos para receber aporte ainda esbarram em alguns problemas, concluiu a mesa. Enquanto cresce o número de investidores propensos a apostar em negócios sociais, ainda falta uma regulamentação precisa sobre esses investimentos.

Outra necessidade é o aumento do número de bons empreendimentos sociais com perfil adequado para os investidores. “Muitos empreendedores não enxergam que suas empresas causam impacto social e podem receber esse tipo de investimento para crescer”, disse Daniel Izzo, cofundador da Vox Capital.

Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia