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4 varejistas que sabem engajar o cliente

07/03/2014

A criatividade e o treinamento da força de vendas são os motores de sucesso destas quatro redes varejistas, exemplos de engajamento do cliente. A Pequenas Empresas & Grandes Negócios visitou todas, junto com a uma delegação brasileira liderada pelo Grupo Bittencourt em Nova Orleans (EUA), onde foi realizada a 54ª Convenção Anual da Internacional Franchise Association. Conheça as táticas de cada marca para fidelizar o consumidor.

Pottery Barn
A rede americana de decoração monta ambientes completos nas suas lojas, com todos os móveis e acessórios, como louças, talheres, vasos, almofadas e porta-retratos. Com a visão do conjunto, o cliente é levado a comprar os itens que combinem entre si. Em datas especiais, como a Páscoa, a Pottery Barn faz sugestões de decoração de mesa. Um fenômeno presente nas lojas da marca é o do showrooming – o consumidor toma conhecimento dos produtos nas lojas, mas faz a compra pelo canal online de vendas.

Teavana
Essa marca americana de chás especiais e acessórios vende um estilo de vida saudável. Para explicar as características do produto e apresentar bules, xícaras e copos, os vendedores gastam em média 20 minutos com o cliente. A ideia é conhecê-lo e dar a ele as melhores opções de bebida. Na porta do estabelecimento há uma degustação de chás. Os atendentes passam por treinamento de 30 dias sobre o produto, a marca e o lifestyle. A empresa foi adquirida pelo Starbucks em 2012.

Whole Foods
O supermercado americano envolve a comunidade de seu entorno de várias formas: com a promoção de eventos como concursos de conhecimento sobre cerveja e degustação de comida e bebida, com a doação de parte da receita a mulheres de baixa renda e com a compra de vegetais, carnes e outros alimentos orgânicos fornecidos por produtores locais. Depois que a cidade de Detroit decretou falência, em 2013, a rede decidiu abrir uma loja no município e apoiar a economia local. Hoje, essa é uma das unidades com o melhor resultado.

Lululemon
A confecção de origem canadense investe em mídias sociais, e-mail marketing e site para divulgar eventos esportivos como corridas e aulas de ioga. A proposta é integrar a vizinhança na proposta de melhorar a saúde. Os vendedores determinam metas pessoais, como correr uma maratona, escrevem esses objetivos em um mural na loja e encorajam os clientes a traçar esses caminhos também. O balcão do caixa é decorado com objetos de arte locais, de modo que cada loja é diferente.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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