Faltando poucos dias para a Copa do Mundo, é hora de fazer ajustes finais para garantir um bom atendimento ao longo do evento. Na área de serviços, como em bares, restaurantes e hotéis, algumas dicas de última hora podem ainda fazer diferença.
José Worcman é sócio-diretor da OnYou, empresa especializada em qualidade de serviços. O negócio, fundado em 2007, tem cerca de 200 clientes, entre eles a rede de cinemas Cinemark.
O empreendedor apresentou cinco conselhos para não fazer feio nas próximas semanas.
1. Público exigente
Os turistas nacionais e internacionais que viajam o Brasil para assistirem aos jogos costumam ser exigentes. “São pessoas que esperam um bom atendimento,” diz. Por isso, o cuidado deve ser dobrado. A diversidade de pessoas exige serviço personalizado e flexível, ajustado à origem do cliente.
2. Vocabulário básico
Não é mais hora de se inscrever ou inscrever seus funcionários em cursos elaborados e demorados de inglês e de espanhol. A solução é aprender palavras-chaves, relacionadas ao negócio, e algumas expressões relevantes. “A barreira do idioma não será completamente quebrada, mas é importante demonstrar alguma preocupação,” afirma Worcman.
3. Profissionalismo
O brasileiro é conhecido por sua receptidade calorosa. Apesar das características marcante, durante a Copa será importante manter o profissionalismo. “Alguns atendentes brasileiros encostam as mãos em clientes, é um traço cultural. Enquanto a simpatia deve ser mantida, o contato físico precisa ser evitado,” afirma o empreendedor. Em outros países, o ato não é bem entendido.
4. Conheça seu negócio
Donos de restaurantes, bares e hotéis esperam aumentar o faturamento na Copa, e não é de se esperar que a oportunidade passe. No entanto, é importante entender a capacidade de sua casa e o tamanho de sua equipe. “Pense em formas de amenizar filas de espera, ou ainda de algo para ser consumido durante este período,” diz. Quanto a reservas, analise se o custo para o cliente não será exagerado.
5. Diferenciais
Aproveite o momento para se destacar de outros negócios. Ofereça uma bebida nacional especial, uma sobremesa tradicional ou qualquer outro produto brasileiro que seja original.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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