A semana passada foi bem gelada para as mídias sociais: elas foram invadidas por milhares de vídeos de pessoas se banhando com baldes de água com gelo. Esse desafio já tinha sido utilizado nos Estados Unidos para arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Ele voltou a ser notícia, quando amigos e familiares reviveram a brincadeira para apoiar Pete Frates, jogador de beisebol diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica, ALS no inglês).
O desafio se transformou, então, em uma grande campanha para arrecadar dinheiro para a ALS Association, uma ONG que trabalha para combater essa doença neurodegenerativa. O #ALSIceBucketChallenge se espalhou pelo mundo, angariando a participação de celebridades, esportistas e até empreendedores como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jeff Bezos.
Até o dia 22 de agosto, foram arrecadados mais de US$ 53 milhões – no desafio você se encharca com um balde de água e gelo, faz uma doação ou os dois. Depois, desafia outras pessoas a fazer o mesmo.
Além de ajudar uma grande causa, o desafio do balde de gelo se provou um grande sucesso de viralização. O empreendedor americano Robert Tuchman, que acompanhou o crescimento da ação, listou cinco características que justificam esse sucesso. Confiram:
1. O poder do vídeo
Já falei aqui na coluna como ferramentas de vídeos curtos podem ser poderosas no marketing, pois têm um grande poder viral. Assistir a um vídeo no Vine, Instagram, YouTube e, agora mais comumente, no Facebook leva o usuário a uma experiência mais completa do que apenas olhar para uma foto. Esse poder de “trazer para perto” o consumidor, foi responsável por gerar tanta empatia e diversão entre os participantes e espectadores do desafio do balde de gelo.
2. A diversão
Se a pessoa se diverte no vídeo e quem assiste também se diverte, você encontrou a combinação perfeita! Qualquer marca sonha em chegar a esse ponto em que essa energia gera uma interação natural e com valor.
3. O poder das celebridades
O desafio do balde de gelo conseguiu reunir o maior número de grandes nomes do mundo do entretenimento sem gastar um tostão. Em campanhas tradicionais, isso sairia mais caro do que os possíveis resultados positivos.
4. Tempo certo
E no caso do desafio do balde de gelo, o tempo, no sentido de clima, certo foi essencial. A campanha viralizou no verão, o que permitiu que pessoas participassem sem medo de se congelarem de verdade com o banho.
5. Impacto social
O óbvio impacto social da participação na campanha combinado com a diversão fez com que todos se sentissem bem no fim. Essa sensação foi um dos grandes impulsionadores do desafio do balde de gelo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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