Como conseguir gerenciar bem o tempo para ser mais produtivo durante o dia? Para a life coach Bet Braga, com a popularização da tecnologia, internet e, principalmente, mídias sociais, os empreendedores são bombardeados com as mais diferentes distrações. “Isso leva a uma falta de foco, e para recuperá-lo é necessário modificar a rotina, criando novos hábitos”, afirma.
Segundo a especialista, para fazer efeito, essa reeducação deve durar pelo menos 40 dias, e os sete primeiros são os mais determinantes. Para aproveitar o tempo da melhor forma possível, o empreendedor precisa saber priorizar suas atividades e, mais importante, dimensionar e valorizar cada minuto.
Abaixo listamos alguns hábitos que podem ajudar empreendedores a gerenciar melhor o tempo:
1. Comece pela manhã
Segundo Bet, o mau aproveitamento do dia começa logo pela manhã. Com o hábito de sempre dormir com o smartphone próximo, o empreendedor já é distraído pela tecnologia e internet assim que acorda. A especialista recomenda começar o dia com uma programação definida, pelo menos para o período matutino. “Não aproveitar a manhã gera estresse e frustração, que, por sua vez, prejudicam o resto do dia.”
2. Comece a usar um relógio
A dica não é de estilo, serve para que o empreendedor saiba dimensionar quanto tempo ele leva para cada atividade rotineira. Com ele sempre à mão – ou no pulso, para ser mais preciso –, ele notará como é fácil desperdiçar minutos preciosos com atividades desnecessárias ou procrastinação. O relógio é uma ferramenta essencial para valorizar o tempo que temos.
3. Saiba priorizar e classificar suas atividades
Ao pensar em tudo que precisa fazer em um dia, o empreendedor tem de priorizar suas atividades pela importância de cada uma e levar em consideração o tempo que leva para realizá-las. Isso otimizará o dia, encaixando suas obrigações corretamente em períodos em que ele tem mais ou menos energia. Leve sempre em consideração as metas que você estabelecer para o dia.
4. Coloque tudo no papel
Comece a listar as tarefas por escrito. Pensar em fazer algo, apenas, muitas vezes não ajuda na realização. O empreendedor deve se acostumar a escrever tudo que quer realizar – seja no papel ou eletronicamente. “Mas não adianta anotar e depois se esquecer”, afirma Bet. “Elas precisam estar acessíveis o tempo todo.”
5. Não abuse da tecnologia
Estabeleça limites e horários para utilizar aplicativos no celular e na internet. Hoje em dia é possível encontrar, inclusive, aplicativos que ajudam a cronometrar o tempo gasto com essas distrações. E determine a duração desses períodos em relação ao que você terá que realizar no dia.
6. Faça um balanço
No decorrer dos dias da reeducação, anote as mudanças de hábito que funcionaram e quais não. Faça um balanço de atividades que poderiam gastar menos tempo e outras as quais você poderia se dedicar mais, e coloque em prática nos dias seguintes.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Notícias |