Alguns hábitos ruins podem arruinar uma startup, mesmo que você tenha paixão de sobra pelo negócio e visão de mercado. Quem diz isso é Clay Clark, autor do livro "Thrive: How to Take Control of Your Destiny and Move Beyond Surviving... Now!" (“Prospere: Como tomar o controle do seu destino e ir além sobrevivendo... agora!”, em uma tradução livre) e CEO da Thrive15, um serviço de educação prática de negócios para pequenas empresas que desejam crescer. Após anos trabalhando com donos de pequenos negócios e centenas de clientes, Clark percebeu que alguns hábitos podem levar os empreendedores a falhar. Veja abaixo quais são:
1. Dar desculpas
A desculpa mais comum dos clientes de Clark que acabaram falhando em atingir seus objetivos é que não tinham tempo. E ele fica furioso com isso, porque dizer que não tem tempo quer dizer que determinada tarefa não é prioridade ou urgente o suficiente para ser colocada no topo da lista.
2. Culpar os outros ou forças externas
Empreendedores que culpam a economia, o jeito como foram criados, o tempo, os clientes, os funcionários, o atual presidente – qualquer coisa que não eles mesmos – para sua atual situação nunca alcançarão o sucesso.
3. Ser desonesto
Trapacear os funcionários em seus pagamentos ou mentir para os consumidores são exemplos óbvios de desonestidade, mas Clark também diz que fazer um falso elogio a um colaborador em vez de lhe dizer uma crítica franca pode ser tão ruim quanto.
4. Ser preguiçoso
“Mostre-me um empreendedor que dorme muito, não lê e não gosta de trabalho duro e eu vou lhe apontar um empreendedor fracassado.”
5. Estar convencido de que sabe tudo
Autoconfiança é algo necessário para começar um negócio, mas o ego precisa de limites. Segundo Clark, os donos de negócios fracassados normalmente são orgulhosos demais para admitir que não sabem alguma coisa sobre tocar seu próprio negócio.
6. Hesitar em tomar decisões
É necessário reunir o máximo de informações possíveis antes de tomar decisões importantes, mas gastar tempo demais ponderando isso torna tudo mais lento e desperdiça dinheiro.
7. Não delegar
Empresários perdidos ou egocêntricos sentem a necessidade de administrar cada aspecto de seus negócios, mas ninguém é bom em tudo e os líderes devem focar-se no maior de suas companhias, nas questões mais importantes.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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